Nauhany Vitória Silva continua fazendo história no tênis brasileiro. Aos 14 anos, ela venceu Maria Toma, de 25 anos, da Romênia, por 2 sets a 1, de virada (5/7, 7/5 e 6/1) e conquistou sua primeira vitória em uma chave principal profissional do tênis.
Com o resultado, a tenista passou para as oitavas de final do W35 de São Paulo, torneio que faz parte do Circuito Mundial da ITF (Federação Internacional de Tênis). Agora, vai encarar a italiana Aurora Zantedeschi, de 23 anos, 529ª do mundo e sétima cabeça de chave.
Adversária desta terça-feira (27), a romena é a atual 891ª do ranking. Em 2023, Naná, como é conhecida, já havia sido a brasileira mais jovem a faturar um título da ITF Juniors, o J30 da Guatemala. Na ocasião, tinha 13 anos e três meses.
Apesar de já ter vencido no qualifying do W50 de São Paulo, em março, tornando-se a mais jovem tenista a somar pontos para o ranking da WTA desde a criação da regra de idade mínima de 14 anos para torneios profissionais, Naná ainda não tem ranking.
Para isso, a brasileira precisa pontuar em três torneios ou somar pelo menos 10 pontos em dois torneios.