Dona de 17 medalhas em campeonatos mundiais e atual campeã olímpica da maratona aquática nos 10 km, Ana Marcela Cunha venceu neste domingo (25) o Rainha do Mar, prova disputada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Com o tempo de 16min08seg, a baiana gu a ganhou a terceira e última bateria da competição que teve oito atletas. Além baiana, as gaúchas Viviane e Cibellle Jungblut, do Grêmio Náutico União, a carioca Gabrielle Roncatto, a alemã Leone Beck, a francesa Océane Cassignol, a equatoriana Samantha Arévalo e a argentina Candela Giodano, que treina no União, participaram da competição que foi dividida em três baterias, sendo as duas primeiras eliminatórias. As brasileiras Thaís Santana e Vitória Lovatel, de apenas 13 anos, ganharam as eliminatórias para amadores e obtiveram o direito de participar da primeira bateria da elite.
As cinco finalistas foram Ana Marcela, Viviane, Gabrielle, Leonie e Océane, que nadaram as três voltas que definiram o título. Viviane largou melhor e liderou as duas primeiras, seguida por Cassignol, com Ana Marcela em quarto.
Mas na volta final, a baiana assumiu a liderança e ainda resistiu ao ataque de Viviane Jungblut, que terminou com a prata. A francesa Océane Cassignol foi bronze.
— Fazia muitos anos que o Brasil não ganhava esse título. Parabenizar a organização que fez um evento só pra mulheres. É ótimo começar o ano com chave de ouro, depois do bronze (nos 5km) no Mundial. Era o título que me faltava. Agora é focar totalmente nos Jogos Olímpicos. Foi uma final olímpica. Todas são forte. A Vivi (Jungblut) tirou um peso nas costas com a classificação (olímpica) e o Brasil tem grande chance de conseguir um resultado histórico em Paris — comentou Ana Marcela Cunha à Tv Globo.