Com apenas um ponto em quatro jogadas disputadas da Ligue 1, o Lyon está na lanterna da competição. Neste domingo, após ser goleado pelo PSG, atuando em casa, os jogadores foram cobrados ainda no gramado por torcedores, que utilizaram um megafone para comunicarem-se com os atletas, que acompanharam o discurso em silêncio, dentro da meia-lua da grande área.
Na manifestação, o técnico Lourent Blanc também foi alvo de críticas dos torcedores, que pedem para os líderes do vestiário agirem para recuperar o desempenho da equipe na temporada. Confira o discurso do líder da organizada do Lyon:
À diretoria e aos jogadores do Olympique Lyonnais de 2023-2024. A mensagem é dirigida a vocês, já a alguns de vocês, àqueles que assumem o status de líderes de vestiário. A mensagem é clara, se há líderes neste vestiário, eles não têm mais o direito de ficar calados. Você está vestindo a camisa do Olympique Lyonnais. São vocês, não precisa se esconder se quiser falar por trás dos dedos, se quiser nos contar alguma coisa, não tem problema, podemos conversar depois.
No momento, você está me ouvindo, você está nos ouvindo. São vocês que vestem a camisa do OL. Outros antes de você o usaram, glorificaram-no. Você não tem o direito de sujá-lo. Agora que a janela de transferências acabou, o elenco está aí. Só pedimos uma coisa, estar ao seu lado. Mas para isso você terá que merecer. Esta camisa, nós amamos, respeitamos. Também pedimos apenas mais uma coisa, que é cantar seus nomes. Cante-os com amor.
Não como cantamos aquelas das três putinhas que deixaram Olympique nos últimos seis meses. Queremos cantar seus nomes com respeito, com amor. Porque sabemos como te dar amor. Mas esperamos vocês. Que você respeite nossa camisa. Que você se despedace no chão. E que se tivermos que tomar comprimidos, que seja de cabeça erguida.
O jogo
Com uma chuva de gols no primeiro tempo, o Paris Saint-Germain venceu sem dificuldades o Lyon por 4 a 1 fora de casa neste domingo (3) no encerramento da 4ª rodada da Ligue 1, numa noite em que Kylian Mbappé voltou a brilhar marcando dois gols, assim como havia acontecido no fim de semana passado contra o Lens.
Depois de emendar dois empates nas duas primeiras rodadas, o PSG conseguiu duas vitórias consecutivas e agora acumula 8 pontos, o que lhe permite subir ao segundo lugar. O time da capital supera o Olympique de Marselha (3º), que ficou no empate em 1 a 1 em sua visita ao Nantes na sexta-feira, graças ao melhor saldo de gols.
Os parisienses agora só têm à frente na tabela o Monaco (10 pontos), que venceu no sábado por 3 a 0 o Lens, vice-campeão da temporada passada e agora na zona de rebaixamento (17º, penúltimo) com apenas um ponto.
Também nessa parte inferior da tabela e com um ponto está o Lyon, como último colocado devido ao saldo de gols inferior, depois da goleada deste domingo no estádio Décines-Charpieu.
O primeiro gol do Paris Saint-Germain veio aos 3 minutos, em um pênalti cometido sobre o uruguaio Manuel Ugarte e que foi convertido por Mbappé.
O segundo saiu aos 20 minutos, quando um chute de Ousmane Dembelé foi repelido pelo goleiro e o rebote, quase na cara do gol, ficou com Achraf Hakimi, que em dois tempos mandou para o fundo da rede do time da casa.
Após receber uma assistência de Ugarte, o espanhol Marco Asensio marcou o terceiro aos 38 minutos ao ficar no mano a mano com o goleiro Anthony Lopes, que jogou com uma máscara protetora no rosto, e nos acréscimos (45+2') Mbappé marcou seu segundo da noite. Um passe longo de Asensio lançou o craque em velocidade até finalizar o contra-ataque com um chute certeiro e colocado, fazendo 4 a 0 antes do intervalo.
No início do segundo tempo, Dembelé mandou a bola na trave aos 56 minutos e o PSG administrou bem a vantagem, mas não marcou mais.
O Lyon ainda conseguiu marcar seu gol de honra com um pênalti convertido por Corentin Tolisso aos 74 minutos de jogo.
Kylian Mbappé, com cinco gols, passa a ser o artilheiro isolado da Ligue 1, com um a mais que Wissam Ben Yedder (do Monaco) e o egípcio Mostafa Mohamed (do Nantes).