A tenista cazaque Elena Rybakina, sexta do ranking mundial, avançou às semifinais do WTA 1000 de Roma nesta quarta-feira (17) após o abandono da polonesa Iga Świątek, número 1 do mundo, e vai enfrentar a letã Jeļena Ostapenko, que mais cedo venceu a espanhola Paula Badosa.
Świątek, com o joelho direito visivelmente dolorido, precisou deixar a quadra no terceiro set. A contusão da número 1 acontece a dez dias do torneio de Roland Garros, que será disputado de de 28 de maio a 11 de junho.
A polonesa perdeu dois games no set decisivo depois de vencer o primeiro por 6/2 e perder o segundo no tie-break por 7-3.
Świątek havia vencido as útlimas duas edições do torneio da capital italiana e lutava pelo tricampeonato. Após ganhar o set inicial com tranquilidade, a polonesa vencia o segundo por 4-2, mas a cazaque encontrou forças para vencer essa parcial, e levar para o terceiro set que estava empatado em 2-2 no momento do abandono por conta da lesão.
Mais cedo, Ostapenko, número 20 do mundo, se classificou para as semifinais vencendo Badosa por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/3, em 1h50min de confronto.
Campeã de Roland Garros em 2017, a letã foi muito mais agressiva (44 bolas vencedoras e 32 erros não forçados), enquanto Badosa só conseguiu equilibrar o confronto no segundo set.
A espanhola teve dificuldades no saque (apenas 58% dos pontos vencidos com o primeiro serviço e 46% com o segundo) e aproveitou menos as chances de quebra (4/10 contra 7/13).
* AFP