A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) anunciaram nesta quarta-feira (8) as datas da Copa Ouro Feminina. Com novidades na fórmula de disputa, a competição será realizada no ano que vem. A Seleção Brasileira tem presença confirmada.
Com sede nos Estados Unidos, a competição será realizada de 17 de fevereiro até 10 de março de 2024. Serão cinco fases para conhecer a campeã. A primeira começa na disputa preliminar, com seis equipes. A qualificação inicia em setembro de 2023 e dará três vagas. O sorteio está agendado para 17 de maio de 2023.
Na fase de grupos, serão oito times da Concacaf e os quatro convidados da Conmebol (Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai). As equipes serão divididas em três grupos de quatro seleções. Os confrontos serão dentro da própria chave, em três rodadas. Garantem classificação os primeiros e segundo colocados, mais os dois melhores terceiros colocados.
As 12 nações que participarão da fase de grupos serão determinadas da seguinte forma:
- Campeão do Campeonato Concacaf W 2022 (Estados Unidos)
Vencedores da Repescagem Olímpica da Concacaf (Canadá ou Jamaica) - Vencedores dos Grupos da Liga A da Qualificação para a Taça Ouro W 2023 (três equipes)
- Vencedores das Eliminatórias da Copa Ouro Concacaf W 2024 (três times)
- Convidados da CONMEBOL (quatro times): Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai (determinados com base nos resultados da Copa América Feminina 2022).
As oito seleções irão disputar a fase de quartas de final nos dias 2 e 3 de março. As semifinais estão previstas para 6 de março. Já a decisão do título está marcada para 10 de março de 2024.