O segundo dia de jogos do Aberto da Austrália foi marcado por extremos climáticos. Em um primeiro momento, a organização suspendeu partidas que estavam em andamento, por volta das 14h locais (0h de Brasília) porque a temperatura chegou a um nível que forçou a aplicação da chamada "política de calor extremo". Neste momento, os termômetros marcavam 36 graus, com sensação térmica de 38.
Dessa forma, apenas os jogos programados para as três quadras que têm teto retrátil seguiram normalmente.
— A escala de de calor do Australian Open atingiu nível 5 e os jogos serão suspensos nas quadras externas — falou a Tennis Australia em um comunicado que informou a decisão pela interrupção das partidas.
E até mesmo quando o forte calor começou a dar uma trégua não foi possível jogar em todas as quadras, que a chuva apareceu e acabou sendo fator determinante para adiar a maioria dos duelos programados.
No total 13 partidas foram paralisadas, nove na chave masculina e quatro na feminina, além de 10 adiadas, oito das mulheres e duas dos homens. Umas que não entrou em quadra foi a brasileira Bia Haddad Maia, que enfrentaria a espanhola Nuria Parrizas Díaz na quadra. O confronto foi remarcado para a próxima quarta-feira.