Aos 33 anos, o atacante Gareth Bale, um dos principais nomes da história da seleção galesa, anunciou sua aposentadoria do futebol profissional nesta segunda-feira (9). O jogador, que defendeu clubes como Real Madrid e Tottenham ao longo de sua carreira, deixa os gramados após curta passagem de seis meses Los Angeles FC, da MLS (liga de futebol norte-americana).
Em 2022, Bale disputou sua primeira Copa do Mundo com a seleção do País de Gales, na qual marcou um gol, na estreia, diante dos Estados Unidos. Foi também a primeira participação da equipe em 64 anos, desde o Mundial de 1958 na Suécia.
Em sua despedida, o atleta publicou duas cartas em suas redes sociais: uma direcionada aos seus ex-clubes, familiares e amigos, enquanto outra diretamente para sua seleção e os galeses. "Após consideração cuidadosa, anuncio minha aposentadoria imediata do clube e do futebol internacional. Sinto-me incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo. Isso realmente me deu alguns dos melhores momentos da minha vida. Os melhores em 17 temporadas, que serão impossíveis de se replicar", afirmou.
Bale começou a sua carreira no Southampton, da Inglaterra. Aos 16 anos, fez sua estreia na equipe principal, em vitória sobre o Millwall por 2 a 0. Ele se tornou o segundo jogador mais jovem da história do clube, atrás apenas de Theo Walcott.
Em 2007, se transferiu para o Tottenham, onde viveu um dos seus melhores momentos da carreira. Após seis temporadas no clube, com 56 gols em 203 jogos, o Real Madrid pagou mais de 100 milhões de euros (cerca de R$ 310 milhões na cotação da época) para contar com o atacante pelas próximas seis temporadas. Na época, foi o maior valor pago a um jogador na história.
No clube espanhol, Bale formou um trio vencedor ao lado de Cristiano Ronaldo e Benzema, com o qual conquistou quatro Champions League (2013/2014, 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018). Na reta final de sua passagem pela Espanha, o atacante teve desentendimentos com o clube e com o então treinador Zinedine Zidane, se mostrando distante do clube. Foi emprestado ao Tottenham antes de rumar aos Estados Unidos.
O ex-jogador concluiu sua carta aberta falando sobre os próximo passos de sua jornada, desta vez, não como profissional do futebol. "Sigo em frente com expectativa para a próxima fase da minha vida. Um tempo de mudança e transição, uma oportunidade para uma nova aventura", afirmou.
Ao longo dos últimos anos de sua carreira, Bale mostrou um interesse no golfe. Em 2020, o atacante foi flagrado jogando antes de uma partida decisiva entre Real Madrid e Manchester City pela Champions League, que resultou na eliminação dos merengues.