Quatro anos depois, o Atlântico está de novo em uma final de Liga Nacional de Futsal. Pela terceira vez na história, o time gaúcho chega à decisão do mais importante campeonato de futsal do país. Em 2005 e 2018, o grito de campeão ficou preso na garganta dos torcedores, devido a superioridade de Jaraguá-SC e Pato Futsal-PR, respectivamente. Agora, diante do Corinthians-SP, o sonho ficou próximo novamente. O primeiro confronto começa às 13h15min deste domingo, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. O SporTV anuncia a transmissão.
Atlântico e Corinthians fizeram campanhas de meio de tabela na fase classificatória. Um terminou em nono e outro em décimo, entre os 16 que passaram às oitavas de final. A vantagem dos gaúchos foi no número de vitórias, pois ambos fizeram 32 pontos em 21 rodadas: 10 contra nove. Com o passar dos jogos eliminatórios, o desempenho dos dois foi melhorando, e a chegada na decisão foi muito merecida. O Atlântico eliminou Santo André-SP, Minas-MG e Cascavel-PR, atual campeão brasileiro. Enquanto o Corinthians despachou São José-SP, Joinville-SC e Jaraguá-SC.
Regulamento
São dois jogos. O segundo será em Erechim, dia 13, às 11h30min. Ocorrendo empate em pontos entre os dois times, após o término do segundo jogo, haverá uma prorrogação de 10 minutos, sendo cinco para cada lado. No tempo extra, a vantagem do empate é do Atlântico por ter feito melhor campanha na primeira fase. Não há o critério do saldo de gols.
Campanhas dos finalistas
S. C. Corinthians Paulista (São Paulo-SP)
27 jogos — 12 vitórias, 8 empates e 7 derrotas.
Gols: 62x56
Como mandante: 13 jogos - 8 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.
Principais goleadores: Deives (11), Allan, Tatinho e Canabarro (8) e Kauê (7).
C. E. R. Atlântico (Erechim-RS)
27 jogos — 13 vitórias, 3 empates e 11 derrotas.
Gols: 58x69
Como visitante: 14 jogos - 4 vitórias, 1 empate e 9 derrotas.
Principais goleadores: Serginho (13), Mazetto (9), Rick (7) e Chape (5).
Na primeira fase, em São Paulo, o Atlântico venceu de virada, por 2 a 1, em jogo válido pela 19ª rodada. Os gols do time gaúcho foram marcados por Guilherme e Farinha. Canabarro fez o gol corintiano.
Ficha técnica da final
Corinthians-SP x Atlântico-RS
Primeira Final da Liga Nacional de Futsal.
Quando: Domingo (6/11), às 13h15min
Onde: Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo-SP
Arbitragem: Tales Goulart (RS) e Émerson dos Santos (RS)
Transmissão: SporTV