Grêmio e Inter entraram em campo no sábado (27), pela partida da ida da final do Gauchão sub-20. O duelo disputado no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, terminou empatado em 1 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Kauan Kelvin, que abriu o placar no primeiro tempo para o time tricolor, e pelo colorado Matheus Dias, que deixou tudo igual na segunda etapa. A decisão será no sábado (3), às 15h, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. Quem vencer o jogo da volta será o campeão. Em caso de novo empate, a disputa será nos pênaltis.
O clássico gaúcho volta a decidir a principal competição de base do Rio Grande do Sul após quatro anos. Na última vez em que isso ocorreu, em 2018, o Colorado levou a melhor. O Grêmio não conquista a competição desde 2014. No ano passado, o Inter foi o vitorioso, batendo o Brasil-Pel na final.
No primeiro tempo de sábado, estudo de ambos os lados e, apesar do domínio tricolor nos minutos iniciais, a melhor chance veio com Inter, aos 16 minutos, em chute de fota da área de Gustavo, defendido pelo goleiro Arthur.
O camisa 11 teve outra boa chance, aos 26, após investida de Matteo, que se meteu pela esquerda e rolou para trás, onde Gustavo, livre, chutou por cima. No lado Tricolor, as principais jogadas partiam dos pés do lateral-esquerdo Cuiabano, mas sem perigo ao gol de Anthoni.
Aos 31, o clima esquentou. Depois de chegada mais forte de Allan Diniz em Cuiabano, Pedro Clemente foi tirar satisfação com o rival e o lateral colorado e o centroavante gremista ambos foram expulsos.
Bola na rede só aos 39 minutos. Hiago trabalhou com liberdade pelo meio, encontrou Cuiabano entrando pela esquerda. O lateral cruzou forte e rasteiro, mas Anthoni salvou nos pés de Ronald Barcellos. No rebote do goleiro colorado, no entanto, Kauan Kelvin apareceu para abrir o placar e colocar o Grêmio em vantagem.
No segundo tempo, controle do Grêmio, que tinha o placar, mas sem grandes finalizações. A situação mudou quando o zagueiro Gustavo Martins foi expulso, aos 23 minutos, ao receber o segundo cartão amarelo por dar um carrinho no adversário.
E não demorou muito para o Inter empatar e manter a invencibilidade na competição. Assim que o jogo foi retomado, a cobrança da falta terminou em gol colorado. Após desviou de Lucas Ryan, Arthur defendeu, mas Matheus Dias aparou o rebote para deixar tudo igual, aos 27 minutos.
Nos minutos finais, pressão colorada. Mas mesmo com um a menos em campo, o Tricolor conseguiu segurar o resultado. A decisão fica em aberto para o jogo da volta, no sábado, na Morada dos Quero-Queros.
O Grêmio teve Arthur; Cristiano, Gustavo Martins, João Pedro e Cuiabano (Wesley Costa); Pedro Cuiabá, Hiago e Kauan Kelvin (Mila); Rubens (Zinho), Ronald Barcellos (Lucão) e Pedro Clemente. Técnico: Luís Eduardo.
O Inter jogou com Anthoni; Allan Aniz, Samuel, Lucas Ryan (Felipe) e Rangel; Lukayan; Gustavo, Matheus Dias e Matteo (Vitinho); Alisson e Lucca (Leonardo). Técnico: João Miguel.