Nove anos de prisão: esta foi a pena imposta pela Corte de Cassação da Itália, última instância do judiciário italiano, para o atacante Robinho.
A pena foi ratificada nesta quarta-feira (18), após os advogados do jogador apresentarem um último recurso. O jogador e seu amigo Ricardo Falco, também condenado, responderam por violência sexual de grupo.
Apesar de terem sido condenados, os dois não serão extraditados para o país europeu. A Constituição do Brasil veta a extradição de brasileiros — a lei brasileira limita as hipóteses de cumprimento no Brasil de sentença estrangeira apenas para reparação do dano ou aplicação de medida de segurança.
Se Robinho viajar para a Europa ou para algum país que tenha acordo de cooperação com o Velho Continente, poderá ser preso.
Esse foi o terceiro julgamento do caso. De acordo com a Justiça italiana, o jogador participou de estupro coletivo em uma boate da Itália, em 2013. Robinho e outras cinco pessoas foram condenadas em primeira instância, na Itália, por violência sexual. O atleta chegou a ser um dos desfalques do Istanbul Basaksehir contra a Roma, pela Liga Europa, em 2019. Como a partida foi realizada na Itália, o brasileiro temia o risco de ser preso, segundo apontou o jornal espanhol "As".
O episódio pelo qual Robinho foi a julgamento aconteceu em janeiro de 2013. Os condenados foram acusados de abusar sexualmente uma mulher de 22 anos na saída de uma boate. Em 2017, Robinho foi condenado a nove anos de prisão, embora tenha afirmado que não teve nenhuma participação.
Em março de 2021, a Justiça da Itália divulgou o teor da sentença. Através das mensagens enviadas pelo jogador comentando o caso, os juízes concluíram que houve "particular desprezo em relação à vítima, que foi brutalmente humilhada". Também foi ressaltada a tentativa de o jogador "enganar as investigações oferecendo aos investigadores uma versão dos fatos falsa e previamente combinada".
Aos 37 anos, Robinho está sem clube. Em 2020, após a repercussão do caso, o jogador rescindiu contrato com o Santos sem ter entrado em campo.