A espanhola Garbiñe Muguruza avançou para a final da WTA Finals ao derrotar sua compatriota Paula Badosa nesta terça-feira (16) em dois sets, com um duplo 6/3, no Centro Pan-Americano de Tênis, em Zapopan, na cidade de Guadalajara, no México.
Muguruza, sexta cabeça-de-chave, venceu Badosa, sétima cabeça-de-chave, em uma hora e 25 minutos. Em uma demonstração de determinação e controle sobre seu saque, a número cinco do ranking mundial impôs rapidamente sua experiência e hierarquia sobre a décima da WTA- quatro anos mais jovem - que já no início mostrou nervosismo na quadra.
Muguruza jogou para buscar os ângulos da quadra e chegou a 81,3% nos pontos conquistados com seu primeiro saque; Badosa teve 67,4%.
Com clara dificuldade para confirmar o saque, Badosa conseguiu salvar oito dos 11 break points contra. Por outro lado, Muguruza se mostrou aguerrida para salvar os únicos três break points que surgiram em seu caminho.
— Acho que é o melhor jogo que fiz até agora aqui em Guadalajara. Foi muito difícil enfrentar outra espanhola nas semifinais. Nunca tínhamos nos enfrentado antes — disse Muguruza após a vitória.
Aos 28 anos, Muguruza se tornou a segunda tenista espanhola a chegar à final do WTA Finals. A primeira foi Arantxa Sánchez Vicario em 1993, que perdeu a decisão para a alemã Steffi Graf.
Já Badosa reconheceu que se sentiu desorientada durante o jogo.
—Não sei o que aconteceu. Não joguei o jogo que esperava e ela estava bem nos momentos importantes. Tentei alguns golpes e o que tinha de fazer não fiz".
* AFP