Clubes do Rio Grande do Sul e Minas Gerais estariam dispostos a criar uma nova versão da Copa Sul-Minas em 2022. De acordo com informação publicada nesta quarta-feira (22) pelo site Uol, o objetivo é gerar uma receita maior de televisão no primeiro semestre, destinado às disputas dos campeonatos estaduais. GZH ouviu os presidentes da dupla Gre-Nal para saber se, de fato, os times gaúchos estão interessados nesta possibilidade.
Consultado pela reportagem por meio de sua assessoria de imprensa, o mandatário do Inter, Alessandro Barcellos, disse apenas que a criação do novo torneio é um "assunto sem evolução". Já o dirigente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, foi na mesma linha, assegurando que é um assunto "comentado e sem evolução", e ainda emendou: "Prefiro o Gauchão".
A Copa Sul-Minas foi uma competição organizada entre 2000 e 2002, que reuniu, além de gaúchos e mineiros, catarinenses e paranaenses. América-MG e Cruzeiro (duas vezes) foram os vencedores das três edições. O detentor da taça garantia presença ao lado de outros representantes regionais na igualmente extinta Copa dos Campeões, que por sua vez rendia vaga para a Libertadores do ano seguinte.
Conforme a publicação, a ideia é criar um torneio em moldes semelhantes, no início da temporada, com quatro clubes de cada Estado, dando preferência às participações de Grêmio, Inter, Atlético-MG e Cruzeiro. O quarteto não deixaria de participar dos campeonatos estaduais e passaria a escalar equipes alternativas durante suas fases classificatórias.