Aos 27 anos, Ederson conseguiu desbancar Alisson e virar titular da Seleção Brasileira. O que não é uma tarefa fácil, pois o ex-goleiro do Inter estava afirmado como o dono da posição desde 2016.
Na avaliação da comissão técnica da CBF, Ederson fez uma temporada excepcional pelo Manchester City e estava merecendo a oportunidade. Nos bastidores, ele é muito elogiado pela enorme capacidade de jogar com os pés, algo exigido dos goleiros atualmente.
A decisão da troca no gol teve o respaldo de Taffarel e Marquinhos, que são os preparadores de goleiros da Seleção. Alisson foi sempre o titular nas recentes competições importantes, como a Copa do Mundo de 2018 e Copa América de 2019. Mas depois disso começou o revezamento.
Ederson já soma 15 jogos como titular do Brasil. Na Copa América, não levou gol. Natural de Osasco, começou a carreira no São Paulo, mas ainda nas categorias de base se transferiu para o Benfica. Em Portugal, foi emprestado ao Rio Ave. De volta ao Benfica, fez grandes atuações na temporada 2016/2017 e foi comprado pelo Manchester City por 40 milhões de euros.