O técnico da seleção brasileira masculina de basquete, Aleksandar Petrović, definiu neste domingo (27) a lista com os 12 atletas escolhidos para a disputa do Pré-Olímpico de Split, na Croácia. Os trabalhos de preparação começaram há 17 dias, com um grupo de 15 jogadores, dos quais três foram cortados. Depois das saídas do armador Caio Pacheco e do pivô Cristiano Felício, o croata fechou a lista com o corte do ala/pivô Léo Demétrio.
Sem os três dispensados, o grupo fica com Marcelinho Huertas, Rafael Luz, Yago Mateus e Georginho de Paula na armação; Vítor Benite como ala/armador; Alex Garcia e Léo Meindl como alas; Lucas Dias e Bruno Caboclo como alas/pivôs e com os pivôs Lucas Mariano, Anderson Varejão e Rafael Hettsheimeir.
— Fizemos duas semanas ótimas de trabalho, e definimos neste domingo o grupo. Tivemos primeiro a saída do Caio, um jovem muito talentoso, depois do Cristiano Felício, que certamente estará conosco no futuro, e por último o Léo Demétrio, que foi uma grande surpresa nessa preparação, treinando muito bem e jogando muito bem na posição 3. É outro que em breve estará de volta e defenderá o Brasil por muitos anos — avaliou Petrović.
Com estreia marcada para a próxima terça-feira (29), a partir das 15h, contra a Tunísia, a seleção está na Croácia desde sexta-feira. Neste domingo, o treinador comandou um trabalho em dois períodos na Spaladium Arena.
O segundo adversário do Brasil será a anfitriã Croácia, no dia 30, também às 15h. Os dois melhores da primeira fase avançam para as semifinais, pegando os dois melhores do mini-grupo com México, Alemanha e Rússia. A final será no dia 4 de julho, e apenas o campeão garante um lugar em Tóquio 2020.
Veja os convocados para o Pré-Olímpico:
Armadores:
Georginho de Paula (São Paulo)
Marcelinho Huertas (Tenerife-ESP)
Rafa Luz (BC Nevis-Optibet-LTU)
Yago Mateus (Flamengo).
Ala/armador:
Vitor Benite (Burgos ESP)
Alas:
Alex Garcia (Bauru)
Léo Meindl (Fuenlabrada-ESP)
Alas/pivôs:
Bruno Caboclo (Limogres-FRA)
Lucas Dias (SESI-Franca)
Pivôs:
Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers, NBA)
Lucas Mariano (São Paulo)
Rafael Hettsheimeir (Flamengo)