Ocorre a partir das 14h desta sexta-feira (23), na sede da CBF, o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil 2021. Esta é a etapa em que Grêmio e Inter ingressam no torneio, diferentemente do que ocorreu em anos recentes, quando times classificados para a Libertadores entraram direto nas oitavas de final. Confira os detalhes.
Horário
Sexta-feira (23), a partir das 14h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Clubes participantes
São 32 equipes envolvidas na terceira fase, sendo 12 estreantes — os oito com vaga na Libertadores e os campeões da Série B, da Copa Verde e da Copa do Nordeste em 2020. As outras 20 vagas pertencem a clubes que avançaram na segunda fase da competição – com destaque para Corinthians, Fortaleza e o hexacampeão Cruzeiro.
Divisão dos potes
Os 32 clubes serão divididos em dois potes, e os melhores ranqueados na CBF ficam no de número 1. Não é possível enfrentar neste momento um time do mesmo pote, o que impossibilita que haja clássico Gre-Nal logo de cara, por exemplo.
- Pote 1: Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Bahia, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco;
- Pote 2: 4 de Julho, ABC, Atlético-GO, Avaí, Boavista, Brasiliense, Cianorte, Coritiba, CRB, Criciúma, Fortaleza, Juazeirense, Bragantino, Remo, Vila Nova e Vitória.
Premiação
Competição que paga os maiores valores no país — o campeão pode embolsar até R$ 73,6 milhões —, a Copa do Brasil distribui grandes quantias desde os jogos iniciais. A terceira fase é onde começam as cifras milionárias, com premiação de R$ 1,7 milhão para os classificados.
Datas
Ainda não há definição das partidas, mas a CBF prevê os confrontos para as duas primeiras semanas de junho.
Mando de campo
Como é costume, o sorteio dos mandos ocorrerá no mesmo dia, algumas horas mais tarde.
Transmissão
O sorteio terá transmissão da CBF TV, disponível no site da entidade e também no YouTube.