O brasileiro Thiago Monteiro, número 84 do mundo, não resistiu ao saque do norte-americano John Isner e foi eliminado nas oitavas de final do ATP 250 de Delray Beach, nos Estados Unidos.
Em um jogo equilibrado, o gigante de 2,08m voltou a se impor como havia ocorrido, no único confronto entre eles, no Aberto da Austrália do ano passado, que foi decidido em quatro tie-breaks.
Na partida encerrada na madruga deste domingo (10), pelo horário de Brasília, os dois tenistas mantiveram o serviço até o 10º game, quando Isner conseguiu a quebra definitiva.
O segundo set apresentou um Monteiro sacando com mais consistência e tentando variar os golpes, especialmente buscando baixar mais a bola para dificultar a mobilidade do norte-americano. Mas o saque do veterano de 35 anos, que terminou o duelo com 22 aces contra quatro falou mais forte e ele levou a melhor no tie-break, com um 7-4, que lhe garantiu a vitória e a vaga nas quartas de final.
— Ele (Monteiro) é um excelente jogador, sabia que não seria nada fácil — disse o 25º colocado do ranking mundial.
Cabeça de chave número dois do torneio, Isner segue na busca de seu 16º título no circuito e seu próximo rival será o compatriota Sebastian Korda, 20 anos. O campeão juvenil do Aberto da Austrália de 2018 despachou nas oitavas, outro americano, Tommy Paul, quinto na lista de favoritos, por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 6/2.
A grande surpresa em Delray Beach foi a derrota do número 1 da competição, o chileno Christian Garín, que parou no qualifier norte-americano Christian Harrison, que fez 7/6 (3) e 6/2 e que agora irá enfrentar o italiano Gianluca Mager, em busca de um lugar na semifinal.
O próximo torneio de Thiago Monteiro será o Aberto da Austrália, em fevereiro. Porém, como todos os jogadores precisam passar por uma quarentena obrigatória ao ingressar no país, ele deve viajar nos próximos dias para a Oceania.