A Seleção Brasileira feminina realizou na manhã desta terça-feira (12) um dos três jogos-treino marcados para o período de treinamento da equipe comandada por Pia Sundhage, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. Diante do Grêmio sub-16 masculino, a treinadora fez diversos testes. No entanto, o placar da partida não foi revelado nem pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nem pelo Tricolor.
A assessoria informou, em contato com a reportagem, que foi combinado não divulgar o resultado por se tratar apenas de um jogo-treino. No entanto, GZH apurou que o Grêmio venceu por 6 a 0.
Para o duelo, a técnica sueca dividiu as atletas em dois grupos e, assim, todas as jogadoras puderam atuar ao longo dos dois períodos de 30 minutos. No primeiro tempo, foram titulares contra titulares e, no segundo, reservas contra reservas. Apenas a zagueira colorada Bruna Benites não participou do duelo, pois se recupera de um leve incômodo na coxa esquerda.
— Esse jogo-treino foi importante por várias razões. Primeiramente, pelo desafio da velocidade de jogo dessa categoria masculina, eles são muito rápidos. Quando jogarmos diante de grandes seleções, que são muito rápidas, teremos esse tipo de desafio e vamos precisar tomar as decisões certas. O jogo também foi importante para avaliarmos as jogadoras individualmente. Tivemos algumas situações de um contra um, proteção da bola, e como reagir de forma rápida nessas situações. É uma boa forma de melhorarmos e estarmos prontas para os grandes desafios de 2021 — avalia Pia Sundhage, em entrevista ao site da CBF.
A atividade faz parte das observações da comissão técnica visando aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para julho deste ano.
No dia 18, a Seleção feminina enfrentará o Grêmio feminino e a equipe masculina sub-16 do Cruzeiro-RS, com o primeiro jogo foi marcado para as 9h30min e o segundo, para as 11h20min. As partidas serão disputas no Hotel Vila Ventura, onde a seleção está hospedada, e terão duração de uma hora, com dois tempos de 30 minutos. Seguindo o protocolo médico, as equipes passarão por exames para detectar previamente possíveis casos de coronavírus.