O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner, faleceu na manhã deste domingo (17), em Curitiba, em virtude de complicação da covid-19. O dirigente testou positivo para a doença em 17 de dezembro e permaneceu na UTI do Hospital Marcelino Champagnat nos últimos 30 dias.
Tomasini tinha 61 anos era presidente da CBCa desde 1989, entidade que ele foi o principal responsável pela sua fundação, também foi membro da Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (C)B) desde 1989.
Como Presidente da CBCa, comandou inúmeros comitês organizadores em campeonatos sul-americanos, pan-americanos e mundiais realizados no país. Também foi 3º Vice-Presidente da Federação Internacional de Canoagem (2010-2014).
João Tomasini também era presidente da Confederação Pan-Americana de Canoagem (COPAC) desde 2017 e sempre foi um dirigente atuante, reconhecido e respeitado na área esportiva.
Sexto colocado no K1 (caiaque individual) nos Jogos Olímpicos Rio-2016, melhor resultado de um atleta brasileiro na história do evento, o carioca Pepê Gonçalves homenageou o dirigente em suas redes sociais.
— Luto. Um dia muito triste para a canoagem brasileira. Obrigado por tudo que fez por nossa modalidade. Descanse em paz presidente João Tomasini. Meus sentimentos a todos os familiares — escreveu o canoísta de 27 anos.