Então é Natal! Em uma temporada diferente, marcada pela pandemia de coronavírus, as competições não param nesta reta final de dezembro. Assim, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, o Papai Noel não deixará presentes nos vestiários de Grêmio e Inter. No entanto, isso não quer dizer que os dirigentes estejam proibidos de alinhavar contratações para os torneios que iniciam em fevereiro e março de 2021.
Desta forma, GZH elaborou uma lista de 10 jogadores que vivem os últimos dias de contrato por seus clubes e, a partir de 1º janeiro, ficarão livres ou em condições de serem contratados.
1) Hulk (Shanghai SIPG)
Aos 34 anos, Hulk já não é mais o mesmo que encantou os técnicos Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari, a ponto de ser convocado para a Seleção Brasileira, mas o chute potente de perna esquerda continua em dia. Após cinco temporadas no futebol chinês, o atacante até já se despediu do Shanghai SIPG nas redes sociais. Enquanto passa férias ao lado da família, ele aguarda definição sobre seu futuro. Um dos clubes interessados nele é o Palmeiras.
2) Alex Teixeira (Jiangsu Suning)
Revelado no Vasco, o atacante atua desde 2016 no Jiangsu Suning, da China. Antes, ficou seis anos no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Aos 30 anos de idade, o atleta já recebeu sondagens do Corinthians recentemente, mas também tem mercado no Oriente Médio.
3) Petros (Al-Nasr)
Ex-jogador de Corinthians e São Paulo, o volante está na Arábia Saudita há dois anos e meio e ajudou o Al-Nasr a ser campeão nacional em 2019. De acordo com o site alemão Transfermarkt, é mais um que tem contrato encerrando no dia 31 de dezembro. Além dos clubes paulistas, o jogador de 31 anos também defendeu o Bétis, da Espanha, entre 2015 e 2017.
4) Luciano Aued (Universidad Católica)
O experiente meia argentino de 33 anos era companheiro de César Pinares na Unviersidad Católica e enfrentou a dupla Gre-Nal na Libertadores deste ano. Atuando mais recuado, como um volante, dava qualidade à construção de jogo exigida pelo técnico Ariel Holan. O atleta ainda não decidiu se permanecerá no Chile em 2021 ou se retornará para seu país natal, onde já defendeu Racing e Gimnasia La Plata.
5) Marcinho (Botafogo)
Revelado no Botafogo, o lateral-direito tem 24 anos e é uma das boas opções que o mercado nacional oferece, já que não aceitou as ofertas para renovar seu contrato com o clube carioca. Neste ano, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho e ficou quase 11 meses parado. No retorno, não conseguiu manter as boas atuações que, no ano passado, o levaram a ser convocado por Tite para dois amistosos com a Seleção Brasileira.
6) Marlone (Suwon FC)
Apesar de não ter desabrochado como se imaginava, o meia de 28 anos rodou por grandes clubes do Brasil, como Vasco, Cruzeiro, Fluminense, Corinthians, Atlético-MG, Sport e Goiás. Na metade deste ano, foi negociado com o Suwon FC, da segunda divisão da Coreia do Sul, onde passou a atuar mais recuado, como volante.
7) Bruno Uvini (sem clube)
Zagueiro formado no São Paulo, fez parte da seleção sub-20 que contava com Neymar. Porém, como profissional não rendeu o esperado. Passou por Tottenham, na Inglaterra, Napoli, na Itália, Twente, na Holanda, e, atuou por cinco temporadas na Arábia Saudita. Recentemente, no fim de novembro, anunciou sua rescisão de contrato com o Al-Ittihad e, desde então, está livre. Atualmente, tem 29 anos de idade.
8) Pedro Rocha (Flamengo/Spartak Moscou)
O ex-atacante gremista vive dias de indefinição com relação a seu futuro. Embora não fique livre no mercado, seu vínculo de empréstimo com o Flamengo chegará ao final no dia 31 de dezembro. Assim, ele terá de se reapresentar ao Spartak Moscou, da Rússia, que já o havia emprestado anteriormente ao Cruzeiro. Por isso, não é de se espantar que os russos o liberem para mais um período no Brasil.
9) Martín Benítez (Vasco/Independiente)
O meia-atacante argentino vive uma situação semelhante à de Pedro Rocha. Vinculado ao Independiente, o atleta de 26 anos está emprestado ao Vasco, que não exerceu o direito de compra. Assim, poderá vestir outra camisa em 2021, caso o clube de Avellaneda aceite repassá-lo outra vez.
10) Pol Fernández (Boca Juniors/Cruz Azul)
O meia de 29 anos foi um pedido de Eduardo Coudet ao Inter em 2019. Porém, estava emprestado pelo Cruz Azul, do México, ao Boca Juniors. Agora, o argentino já definiu que não permanecerá na Bombonera para a próxima temporada e, assim, poderá ser repassado a um novo clube. Como segue nos planos de "Chacho", o Celta de Vigo surge como um destino provável.