Mesmo sem a autorização da prefeitura e sem comunicar ao governo do Rio de Janeiro, o Flamengo voltou aos treinos no Ninho do Urubu nesta quarta-feira (20). A informação foi divulgada inicialmente pelo site Uol e confirmada pelo diário Lance!. Além disso, a TV Globo sobrevoou o CT rubro-negro com helicóptero, registrando o trabalho com bola dos atletas.
A Secretaria Municipal de Saúde já tinha afirmado que não havia liberado o retorno das atividades do clube já que, após reunião realizada no início de maio, não houve unanimidade entre o gabinete de crise da prefeitura e que, por isso, "esse tipo de atividade não poderia ocorrer" no momento. A única liberação estava restrita a atletas que estivessem em processo de fisioterapia.
A diretoria rubro-negra havia acordado com os órgãos públicos que ocorreria uma segunda bateria de exames e avaliações físicas, seguindo as medidas de higiene e distanciamento. A primeira etapa havia sido concluída na segunda (18). Contudo, sem divulgar a tradicional programação da semana via assessoria de imprensa e nem imagens das atividades, os treinos foram realizados no CT do clube.
O Flamengo tem pleiteado, ao lado do Vasco, a retomada do futebol no país. No início deste mês, os dois clubes assinaram um documento que foi entregue à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Botafogo e Fluminense não endossaram o pedido. Por fim, nesta terça, o presidente Rodolfo Landim, acompanhado do mandatário vascaíno, Alexandre Campello, esteve reunido com o o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.