O Fluminense oficializou na tarde deste domingo (31) a contratação do centroavante Fred. O anúncio foi feito nas redes sociais do Tricolor Carioca, pouco antes da reprise da vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, pela Rede Globo, partida que garantiu o quarto título brasileiro do clube, em 2012.
Em um vídeo com cerca de um minuto de duração foram exibidas imagens dos uniformes que serão usados pelo jogador e alguns gols marcantes dele com a camisa tricolor. As imagens tiveram como trilha sonora o tradicional grito da torcida "O Fred vai te pegar".
— Vai ser como sempre foi, emocionante, especial para mim e o coração vai estar à mil. Minha felicidade é muito grande, uma sensação de voltar para casa. Só de pensar já fico emocionado. Estou ansioso. O Fluminense tem algo diferente, a nossa torcida tem algo diferente. Não sei se é só comigo, mas eles me mexem de maneira especial e acabam tirando coisas melhores do atleta, do ser humano — disse Fred ao site oficial do clube.
— Trazer de volta um ídolo como o Fred é realmente muito especial, ainda mais para ajudar na reconstrução do Fluminense. É importante destacar que o atleta está totalmente ciente desse nosso momento, entendendo essa nossa atual realidade. Prova disso é que, enquanto o Campeonato Brasileiro não se iniciar, o jogador abrirá mão da maior parte de seu salário para receber dois salários mínimos — disse o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt .
O contrato firmado pelo jogador vai até 21 de julho de 2022, data que marca o aniversário de 120 anos do Fluminense. Fred aceitou uma significativa redução salarial fixa, mas estão previstas no acordo alguns pagamentos variáveis que podem aumentar a remuneração total. Entre eles estão adicional pela utilização de imagem e percentual variável na linha de produtos, Sócio Futebol, patrocínios exclusivos, venda de camisas e outros projetos de marketing.
Será a segunda passagem do atacante pelas Laranjeiras. Na primeira ele defendeu a camisa tricolor 2009 a 2016. Ao todo fez 288 jogos e marcou 172 gols, tornando-se o terceiro maior artilheiro da história do clube. Pelo Fluminense, Fred foi participou das conquistas dos Brasileiros de 2010 e de 2012, Campeonato Carioca de 2012 e Primeira Liga de 2016.