Um estudo feito pelo "Edge Health", com dados do sistema público de saúde do Reino Unido, apontou que o jogo entre Liverpool e Atlético de Madrid, pela Liga dos Campeões, causou a morte de 41 pessoas por covid-19. A partida, disputada em 11 de março, foi um dos últimos grandes eventos esportivos realizados no território britânico antes da suspensão das atividades por conta da pandemia de coronavírus.
De acordo com o estudo publicado neste domingo (24) no The Sunday Times, a possibilidade de haver pelo menos uma pessoa infectada por coronavírus naquela data era de 100% em qualquer evento com público superior a 10 mil pessoas. O jogo entre Liverpool e Atlético de Madrid reuniu mais de 50 mil torcedores no estádio Anfield, sendo três mil espanhóis. Àquela altura, a Espanha já tinha 640 mil casos de covid-19.
As 41 mortes ocorreram entre 25 e 35 dias após o jogo. Autoridades da Espanha e do Reino Unido já reconheceram que a realização da partida foi um erro. O estudo também fez estimativa sobre o festival de Cheltenham, encontro anual de corrida de cavalos que reuniu 150 mil pessoas. Trinta e sete mortes teriam sido causadas pelo evento.