Quando Patrick Mahomes nasceu, em setembro de 1995, o Kansas City Chiefs já estava há 25 anos na fila do título do Super Bowl — a única conquista havia sido na temporada 1969, no Super Bowl 4, disputado em fevereiro de 1970. E foi ele, aos 24 anos, o grande responsável por encerrar a seca que chegou a cinco décadas.
No domingo, em Miami Gardens, na Flórida, o jovem quarterback conduziu uma virada de grandes proporções para assegurar a vitória por 31 a 20 sobre o San Francisco 49ers. Depois de entrar no quarto período perdendo por 20 a 10, o Chiefs anotou 21 pontos, sem resposta do adversário, para chegar ao seu segundo título — o primeiro de Mahomes, e também o primeiro de Andy Reid como técnico principal.
Até o terceiro quarto, o 49ers conseguia controlar as ações. A defesa, uma das melhores da liga, limitava o tempo que Mahomes tinha para executar as jogadas. No ataque, San Francisco usava a sua principal arma, o jogo terrestre, e tinha sucesso em passes eventuais de Jimmy Garoppolo.
Contudo, o Chiefs teve força — mais uma vez — para virar. No caminho para o título, o time esteve perdendo por pelo menos 10 pontos nos três jogos — vitórias sobre Houston Texans, Tennessee Titans e 49ers. O ataque explorou o cansaço do adversário e anotou três touchdowns, enquanto o sistema ofensivo do 49ers travou. Garoppolo completou apenas três de 11 passes e ainda teve uma interceptação no último quarto.
— É incrível. É realmente incrível estar aqui, é surreal. Encontrar um jeito de vencer no final. Os caras que eu tenho na minha volta, nós vamos curtir isso por um longo tempo. É realmente histórico estar aqui e vencer este jogo. A minha mentalidade é sempre jogar até o último apito, até o relógio zerar. Então, eu só fui lá e segui competindo — disse Mahomes, na coletiva após o jogo.
Patrick Mahomes se tornou o primeiro quarterback da história da NFL a ter um prêmio de jogador mais valioso da temporada e um título de Super Bowl antes de completar 25 anos. Ainda ficou com o prêmio de MVP da decisão — justamente quando está prestar a negociar um novo contrato com o Chiefs que provavelmente o fará ser o jogador mais bem pago da liga em todos os tempos.