O brasileiro Arthur Nory conquistou neste domingo (13), a medalha de ouro na final da barra fixa no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Stuttgart, na Alemanha. Com uma grande apresentação, o paulista de 26 anos obteve nota 14.900 e garantiu a única medalha brasileira na competição.
Nos Jogos Rio 2016, Nory foi bronze na prova do solo. Em 2015, ele havia ficado perto do pódio na barra fixa, ao terminar na quarta posição.
Em Stuttgart, após ser o quinto ginasta a se apresentar no Hann Martin Schleyer Halle teve que esperar as apresentações do japonês Daiki Hashimoto, do australiano Tyson Bull e do norte-americano Samuel Mikulak, que havia terminado em segundo nas eliminatórias. Nenhum deles superou o brasileiro, que assegurou a medalha dourada e se tornou o quarto ginasta do país campeão mundial, após Daiane dos Santos (solo-2003), Diego Hypólito (solo 2005/07) e Arthur Zanetti (argolas-2013).
O pódio ainda teve croata Tin Srbic, prata, com 14.666, e o russo Artur Dalaloyan, que terminou com o bronze, com nota 14.533. Além do ouro de Arthur Nory, o Brasil ainda deixa a Alemanha com a vaga por equipes para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.