À meia-noite desta quarta-feira (31), foi encerrada a janela de transferências para que os clubes brasileiros trouxessem jogadores do Exterior. A partir de agora, as transações ocorrem apenas no mercado interno e, claro, para saídas — o período de contratações dos principais países europeus se estende até o dia 2 de setembro. Ou seja, quem não se reforçou, não se reforça mais. E, curiosamente, quem mais aproveitou o período foram Flamengo e Palmeiras, adversários da dupla Gre-Nal na Libertadores, caso o Grêmio confirme a classificação contra o Libertad.
Além do técnico português Jorge Jesus, o Rubro-Negro carioca — que se credenciou para encarar o Inter nas quartas de final ao despachar o Emelec — anunciou quatro atletas vindos de fora do Brasil. Além do zagueiro espanhol Pablo Marí, que pertencia ao Manchester City, o time passou a contar com o volante Gérson, vindo da Fiorentina, e com os laterais Rafinha, ex-Bayern de Munique, e Filipe Luís, do Atlético de Madrid.
O mesmo fizeram os palmeirenses. O primeiro a desembarcar foi o volante Ramires, vindo do futebol chinês. Depois, foi a vez de oficializar as contratações do zagueiro Vitor Hugo, que estava na Fiorentina, da Itália, e dos centroavantes Henrique Dourado e Luiz Adriano, ex-Inter e que estava no Spartak Moscou.
O Tricolor, por sua vez, teve dois negócios concluídos: o zagueiro David Braz, que pertencia ao Santos, mas defendia o turco Sivasspor, e o atacante Luciano, que atuava pelo Fluminense por empréstimo do Leganés, da Espanha. Quem também fechou duas contratações foram Bahia (atacante Lucca e o lateral João Pedro) e o próprio Fluminense (Wellington Nem e Muriel).
Já o Atlético-MG deve concluir nesta quinta-feira sua segunda transação, pois ganhou um prazo maior para assinar com o atacante argentino Franco Di Santo, que está livre no mercado depois de encerrar seu vínculo com o Rayo Vallecano, da Espanha. Até agora, o clube mineiro havia anunciado apenas o lateral Lucas Hernández, do Peñarol.
Assim como o Colorado, que apresentou apenas o lateral Natanael, vindo da Bulgária, outros clubes trouxeram somente um reforço: o Athletico-PR (lateral-esquerdo Adriano, do Besiktas-TUR), Avaí (volante Richard Franco, do Sol de América-PAR), Chapecoense (zagueiro Mauricio Ramos, do Al-Sailiya-CAT), Corinthians (zagueiro Gil, do Shandong Luneng-CHI), Fortaleza (meia Nenê Bonilha, do Veracruz-MEX) e Santos (meia Evandro, do Hull City-ING).