No clássico que fechou a 15ª rodada do Brasileirão, a Chapecoense venceu o Avaí por 1 a 0 e deu um respiro na briga contra o rebaixamento. O único gol saiu de pênalti no segundo tempo, com Everaldo. O atacante agora é o vice-artilheiro do campeonato com oito gols.
A Chape agora está em 17º na tabela com 13 pontos e empurrou o Fluminense, que perdeu do CSA em casa, para a 18ª colocação. Já a situação do Avaí é ainda mais crítica. O time ainda não venceu no Brasileiro e soma seis pontos.
Na próxima rodada, o lanterna receberá o Corinthians na Ressacada, enquanto a Chapecoense viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo.
A Chapecoense foi responsável pelas melhores chances da partida, principalmente com Everaldo e com Renato Kayzer, que entrou no segundo tempo. Desde o primeiro tempo, o agora vice-artilheiro do Campeonato era quem conseguia chegar mais próximo às redes, porém somente após o pênalti aos 25 minutos que foi recompensado com o gol.
O Avaí teve mais atuação tensa na noite de hoje na Arena Condá. Durante boa parte da partida, o time de Alberto Valentim conseguiu ter mais posse de bola, porém não conseguia converter isso em chances, tal como já vinha acontecido em outras partidas. Esta foi a nona derrota do Avaí em 15 rodadas.
Chapecoense e Avaí apresentaram um primeiro tempo bem fraco na Arena Condá. Apesar de ter ficado com maior posse de bola, o Avaí não conseguiu criar tantas oportunidades quanto a Chape. As melhores chances do time da casa vieram nas cabeçadas do atacante Everaldo, que mandou duas vezes próximo à trave.
No segundo tempo, Emerson Cris tirou o volante Augusto para a entrada de Renato Kayser. O camisa 9 quase marcou após o cruzamento de Camilo e fez boa parceria com Everaldo no ataque. Com 25 minutos, Betão deu um carrinho em Everaldo e Luiz Flávio de Oliveira não titubeou em marcar a penalidade. O próprio atacante que foi para a cobrança, mandando no lado esquerdo do goleiro Vladimir.
Depois do gol, o time do Avaí até tentou se arriscar mais. Emerson Cris respondeu com a entrada de mais um volante e conseguiu segurar a vantagem até o fim.