Após a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgar em julho a suspensão de Lionel Messi para a primeira partida das Eliminatórias para a Copa do Catar em 2022, a entidade também anunciou a punição sobre as fortes declarações do craque argentino após a partida contra o Chile pela disputa do terceiro lugar da Copa América.
Em comunicado divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (2), o Tribunal de Disciplina da Conmebol anunciou que Messi está suspenso pelos próximos três meses por ter chamado a entidade de "corrupta" e afirmar que a "Copa América estaria armada para ser vencida pelo Brasil". O jogador, portanto, fica impossibilitado de atuar nos próximos amistosos da Argentina.
Além disso, Messi também foi punido com multa de 50 mil dólares. O valor será retirado do montante pago pela Associação de Futebol Argentino (AFA) ao jogador por conta de participações e premiações. O camisa 10 pode recorrer à Câmara de Apelações da Conmebol no prazo de sete dias corridos a partir desta sexta.