Definitivamente, Everton caiu nas graças da torcida brasileira. No início do segundo tempo da partida contra a Venezuela, nesta terça-feira (18), em Salvador, o atacante do Grêmio teve seu nome gritado nas arquibancadas da Arena Fonte Nova. Ele ingressou em campo novamente no lugar de David Neres, mas, desta vez, não balançou as redes adversárias. Ainda assim, o técnico Tite foi questionado sobre a disputa no ataque da Seleção Brasileira.
— Tu vês como é importante ter jogadores jovens. Mas essa manutenção da regularidade, por vezes, por serem jovens, ela baixa. Quando entrou o Neres, deu resposta melhor do que iniciar com o Cebolinha. Depois que entrou o Cebolinha, deu também essa melhora. É uma concorrência importante e aberta — argumentou o treinador após o empate na Bahia.
Os números atestam a superioridade de Everton sobre seu concorrente. Além de ter marcado um gol (contra nenhum de Neres), o atacante tricolor tem quase o mesmo número de finalizações (2 a 3), mesmo tendo disputado apenas de 27 minutos, somando as duas partidas da Copa América. O atleta do Ajax, por sua vez, completou mais de 150 minutos em campo. Ou seja, em média, é como se Everton levasse 13 minutos para chutar a gol, enquanto Neres demorasse 51 minutos para fazer o mesmo.
O atual titular é o atleta do plantel que mais perdeu a bola (13 vezes, contra apenas duas do jogador gremista). Talvez os números que mais exprimem a diferença entre ambos são os de faltas. Enquanto Everton sofreu uma no período em que defendeu a Seleção até aqui, David Neres cometeu três faltas.
Números de Everton e David Neres na Copa América
Minutos em campo
Everton: 27 minutos (18 contra a Venezuela e nove diante da Bolívia)
David Neres: 153 minutos (72 contra a Venezuela e 81 contra a Bolívia)
Gols
Everton: 1
David Neres: 0
Finalizações
Everton: 2 (uma finalização a cada 13 minutos)
David Neres: 3 (uma finalização a cada 51 minutos)
Assistências para finalizações
Everton: 1
David Neres: 2 (uma assistência a cada 76 minutos)
Cruzamentos
Everton: 5 (1)
David Neres: 12 (2 certos) — média de um cruzamento certo a cada seis tentativas
Faltas
Everton: 1 falta sofrida
David Neres: 3 faltas cometidas
Passes certos
Everton: 13 (média de um passe a cada dois minutos)
David Neres: 52 (média de um passe a cada quase três minutos)
Perda de posse
Everton: 2
David Neres: 13 (quem mais perdeu a bola)