Já garantidas nas oitavas de final da Copa do Mundo feminina, Suécia e Estados Unidos entraram em campo, nesta quinta-feira (20), brigando pela primeira colocação do Grupo F - que ficou com as americanas. Com gols de Horan e Andersson (contra), as americanas venceram por 2 a 0, no Stade Ocenan, em La Havre, e enfrentam a Espanha na próxima fase. Na segunda posição da chave, as suecas encaram, agora, o Canadá.
A seleção americana começou determinada a conquistar o primeiro lugar do grupo. Logo aos três minutos, em escanteio cobrado por baixo, Mewis fez o corta luz na primeira trave, e a bola chegou até Horan, na pequena área, que só empurrou para as redes adversárias.
Durante todo o primeiro tempo, os times de Estados Unidos e Suécia, juntos, finalizaram 16 vezes, mas apenas cinco tiveram a direção do gol. De todas as finalizações, 10 foram das americanas, que com uma defesa consistente e uma transição rápida, chegavam com mais força à grande área sueca. Alex Morgan teve uma das boas chances pelos EUA, mas foi travada pela goleira Lindahls.
No início na segunda etapa, um repeteco do que aconteceu na primeira. Heath recebeu próxima à linha de fundo, cortou para o pé direito e chutou cruzado. Antes que a bola chegasse em Carli LLoyd, a lateral Andersson desviou contra o próprio patrimônio e ampliou o marcador à favor dos EUA, logo aos quatro minutos.
Já pensando nas oitavas de final, as duas Seleções começaram a poupar suas titulares mais importantes - como Lavelle, pelo lado americano, e Seger, pela Suécia - e diminuíram o ritmo da partida. Tentando reagir, as suecas apostaram em cruzamentos para a grande área dos EUA, mas sentiram falta de presença de área e não saíram do zero no placar.
Alavancadas pela goleada por 13 a 0 sobre a Tailândia, na primeira rodada, e com o 2 a 0 diante da Suécia, nesta quinta-feira, os Estados Unidos bateram o recorde de artilharia em uma fase de grupo de Mundial feminino, com 18 gols marcados.