Depois de eliminar o Votuporanguense no interior paulista com vitória por 1 a 0, o Ypiranga de Erechim terá um velho conhecido pela frente na segunda fase da Copa do Brasil. Vai encarar o Fluminense, no Rio de Janeiro, em data a ser definida. O mando de campo, a favor do time carioca, foi determinado por sorteio na CBF, ainda em dezembro do ano passado. Os dias possíveis para o confronto — possivelmente no Maracanã — são 20 ou 27 de fevereiro e 6 de março.
Em 2016, Ypiranga e Fluminense se enfrentaram na terceira fase da competição, em jogos de ida e volta. O primeiro foi realizado em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, e terminou empatado em 1 a 1, com João Paulo marcando o gol dos gaúchos.
Três semanas depois, os times voltaram a se enfrentar, mas desta vez em Erechim. Empate em 0 a 0 classificava o Ypiranga. Mas não deu. A equipe resistiu até os 27 minutos do segundo tempo, quando Cícero e, depois, Magno Alves marcaram os gols do Tricolor das Laranjeiras. Foi a melhor participação do Ypiranga na história da Copa do Brasil.
Ficha técnica - FLUMINENSE 1x1 YPIRANGA
Copa do Brasil 2016 - Terceira Fase
Data: 06/07/2016
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Gols: Magno Alves (F) e João Paulo (Y)
Árbitro: Wanderson de Sousa (MG)
Fluminense (1): Diego Cavalieri; Wellington Silva (Jonathan), Gum, Henrique e William Matheus; Pierre (Richarlison), Douglas, Gustavo Scarpa (Dudu) e Cícero; Osvaldo e Magno Alves – Técnico: Levir Culpi.
Ypiranga (1): Carlão; Márcio, Negretti, Gustavo Miranda e Sander; Jessé, Robson, Danilo (Henrique Pedrozo) e Mikael; Túlio Renan (Raphael Alemão) e João Paulo (Léo) – Técnico: Leocir Dall’Astra.
Ficha técnica - YPIRANGA 0x2 FLUMINENSE
Copa do Brasil 2016 - Terceira Fase
Data: 27/07/2016
Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
Gols: Cícero e Magno Alves (F)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Ypiranga (0): Carlão; Márcio, Negretti, Carlão e Sander; Robson, Daniel (Jean Paulo), Mikael e Danilinho (Maycon); Túlio Renan (Raphael Alemão) e João Paulo - Técnico: Leocir Dall'Astra.
Fluminense (2): Diego Cavalieri, Wellinton Silva, Renato Chaves, Henrique e William Matheus; Edson (Wellington), Douglas, Cícero e Gustavo Scarpa; Marcos Júnior (Dudu) e Henrique Dourado (Magno Alves) - Técnico: Levir Culpi.