Após o sorteio dos grupos da Copa América 2019 realizado na noite desta quinta-feira, pela Conmebol, no Rio de Janeiro, ficaram definidos três confrontos que ocorrerão em Porto Alegre na fase de grupos. Além disso, já é possível projetar as seleções que podem atuar na Arena do Grêmio nas quartas de final e também na semifinal. Por isso, GaúchaZH realiza um raio X de todos os jogos que mobilizarão a capital dos gaúchos.
Kannemann na Arena. E Messi?
GRUPO B
23/6, domingo, 16h
Catar x Argentina
Depois de passar pela Capital na Copa de 2014 e vencer a Nigéria por 3 a 2 no Beira-Rio, a Argentina jogará pela primeira vez na Arena do Grêmio em 23 de junho, contra o Catar, país convidado pela Conmebol que sediará a Copa do Mundo em 2022. Um representante da equipe de Renato Portaluppi é nome praticamente certo na lista de convocados do técnico Lionel Scaloni. Trata-se do zagueiro Walter Kannemann, que conquistou o título da Libertadores em 2017 pelo clube gaúcho.
Por outro lado, a principal dúvida recai sobre "El Diez". Afinal, o craque Lionel Messi ainda não decidiu se desfilará seu talento nos gramados brasileiros que receberão a Copa América. No entanto, a influência do lendário César Luis Menotti, ex-treinador campeão mundial em 1978, que assumiu o cargo de diretor de seleções na Associação de Futebol da Argentina (AFA), poderá convencer Messi a jogar a Copa América. Seria mais uma chance de o ídolo do Barcelona ganhar a primeira taça pela seleção principal.
Dupla uruguaia contra os samurais
GRUPO C
20/6, quinta-feira, 20h
Uruguai x Japão
Dois craques uruguaios pisarão no gramado da Arena em 20 de junho. Os atacantes Luis Suárez, do Barcelona, e Cavani, do Paris Saint-Germain, são promessa de muitos gols no confronto contra o Japão. A seleção de Óscar Tabárez, que foi campeã da Copa América em 2011, tentará conquistar seu segundo título na competição nesta década.
Além de uma dupla de luxo no ataque, o treinador também conta com nomes de peso como o zagueiro Diego Godín, e também uma geração de meias talentosos, como De Arrascaeta, do Flamengo, Rodrigo Betancur, da Juventus, e Federico Valverde, do Real Madrid.
Do outro lado, os japoneses, outra seleção convidada pela Conmebol, disputarão a Copa América pela segunda vez. Em 1999, no Paraguai, o time foi eliminado ainda na fase de grupos. Na Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, caiu nas oitavas para a Bélgica.
A apoteose de Paolo Guerrero
GRUPO A
15/6, sábado, 16h
Venezuela x Peru
O ídolo Paolo Guerrero será a principal atração do Peru contra a Venezuela, que ocorrerá na Arena em 15 de junho. Uma tarde em que o centroavante do Inter terá a chance de jogar pela primeira vez com a camisa de sua seleção frente aos colorados na Capital. Ainda que tenha ficado longo período afastado do futebol por ter sido pego no exame antidoping, o camisa 9 foi destaque nas duas últimas Copas América disputadas em solo sul-americano. Ele obteve a artilharia nas edições de 2011, disputada na Argentina, e 2015, sediada pelo Chile.
Neymar e Arthur na Arena?
QUARTAS DE FINAL
27/6, quinta-feira, 21h30min
Com uma chave que promete poucas dificuldades, a tendência é de que o Brasil confirme o primeiro lugar no grupo A e dispute as quartas de final na Arena. Assim, além de ver de perto o craque Neymar, a torcida gaúcha também poderá se reencontrar com o volante Arthur, ídolo gremista que atua no Barcelona. O rival, neste caso, será um dos terceiros melhores colocados dos grupos B ou C.
A semifinal que queremos ver
SEMIFINAL
3/7, quarta-feira, 21h30min
A despedida da Copa América da Capital pode ser com um clássico capaz de parar o continente, nada menos do que um Argentina x Uruguai. Para que isso ocorra, basta que as duas seleções se classifiquem em primeiro lugar nos seus grupos e eliminem os adversários nas quartas de final. O time uruguaio, maior vencedor da competição, com 15 títulos, tentaria evitar que os argentinos, que somam 14, igualassem seu retrospecto de conquistas.