O domingo (13) parecia se desenhar para a conquista do título de Leticia Bufoni, 25 anos, no Campeonato Mundial da Street League. No entanto, uma japonesa acabou com a festa da skatista dentro de casa. Aori Nishimura superou a paulista na última manobra e conquistou o torneio realizado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.
Esse é o primeiro Mundial da categoria reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional após o anúncio de que skate fará sua estreia nos Jogos de Tóquio 2020. Leticia se aproximou da conquista em sua última manobra, ao conseguir uma nota 9 que a colocou no primeiro lugar temporariamente.
Ela e o público comemoram muito, mas ainda faltava a última chance de Nishimura, 17 anos, que precisava de uma nota 8.5 para terminar na ponta. E foi justamente o que ela conseguiu, desbancando a atleta da casa.
Com o anúncio da campeão, Leticia não segurou e foi às lágrimas. A americana Lacey Baker ficou na terceira posição.
— Apesar de eu não ter pego o primeiro lugar, que era o que mais queria, estou muito feliz com minha performance. Consegui fazer o que planejei, mas não foi o suficiente para o primeiro lugar. É difícil explicar, na minha cabeça o 9.0 tinha sido suficiente. A manobra que ela fez já tinha feito antes, então achei que não seria uma nota tão alta. Me pegou de surpresa, mas a gente aprende. Vou com mais força para o próximo para tentar o título — relatou.
O Brasil ainda terá os representantes masculinos em disputa a partir das 18h. São eles: Kelvin Hoefler e Felipe Gustavo e Ivan Monteiro.
A etapa carioca será decisiva para a definição do ranking mundial do street de 2019, que contará pontos para a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.