Anderson Silva está a uma vitória de disputar novamente o título dos médios – categoria até 84 quilos. A confirmação foi feita pelo próprio presidente do UFC, Dana White. De acordo com o dirigente do Ultimate, o fato do ex-campeão brasileiro ter aceitado enfrentar o nigeriano Israel Adesanya na edição 234, no próximo dia 9 de fevereiro, favoreceu para o acordo ser feito. Caso vença, o "Spider" brigará pelo cinturão mais uma vez.
– É verdade. Eu não via Anderson há algum tempo. Eu voei a Los Angeles, sentamos e conversamos. Eu falei a ele que queria a luta contra Adesanya e ele disse: "Estou voltando. De que maneira isso faz sentido para mim?". Eu disse: "Faz sentido para você porque, se você vencer, eu vou te dar o title shot". Ele disse: "Agora, sim, estamos conversando, cara. Gosto da maneira que você está pensando" — disse Dana White.
Anderson Silva foi campeão da categoria no UFC entre outubro de 2006 e julho de 2013, com direito a 10 defesas de cinturão. Depois de ficar cinco lutas sem vencer, o brasileiro retomou o caminho positivo na última luta, em fevereiro de 2017, quando derrotou Derek Brunson por decisão unânime.