O Grêmio Náutico União (GNU), de Porto Alegre, é o clube campeão por equipes do Brasileiro de Maratonas Aquáticas pela quarta temporada seguida. Na edição deste ano, a gaúcha Betina Lorscheitter foi a campeã no feminino e Alexandre Finco vice-campeão no masculino. A etapa ocorreu em Inema, na Bahia, e encerrou o circuito deste ano. Neste domingo (18), foi realizada a prova de 5 km, que fechou oficialmente a temporada.
Na base naval de Aratu, em Salvador, Betina Lorscheitter confirmou o favoritismo e venceu a etapa de 10km e de 5km, sagrando-se campeã do ranking nacional 2018. Ainda nos 10km feminino, a vice-campeã também foi do União: Marina Amorim. Com o resultado, Marina se classificou para representar o Brasil no campeonato sul-americano juvenil, a ser realizado em abril do próximo ano. No masculino, Alexandre Finco encerrou a temporada em segundo lugar e Matheus Evangelista em terceiro. Matheus também ficou em terceiro nos 5km, prova da qual o vice-campeão de 2018 é outro nadador do GNU, Luis Gustavo Barros.
O 23.º Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas foi composto por sete etapas (Porto Alegre-RS, Caraguatatuba–SP, Fortaleza-CE, São José do Ribamar–MA, Palmas–TO, Maceió–AL e Inema–BA).
Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas
10km
Feminino
1.º lugar – Betina Lorscheitter
Masculino
2.º Alexandre Finco
3.º Matheus Evangelista
5km
Feminino
1.º lugar – Betina Lorscheitter
Masculino
2.º lugar – Luis Gustavo Barros
3.º lugar – Matheus Evangelista