O Comitê Olímpico Internacional (COI) validou nesta quarta-feira (18), em Lausanne, o calendário de sessões dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Porém, ainda não detalhou como será o cronograma previsto de provas.
O programa de Tóquio compreende 339 provas em 33 modalidades e acontecerá de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Haverá, no entanto, partidas das rodadas preliminares das competições de futebol e softbol a partir de 22 de julho.
No primeiro dia oficial de Olimpíada, haverá provas de 21 esportes. Com destaque para a disputa masculina de ciclismo em estrada, que começará em Tóquio e chegará aos pés do Monte Fuji.
Cinco novos esportes serão acrescentados aos 28 tradicionalmente no programa. Entre eles skate e surfe, cuja provas começarão no primeiro final de semana.
— Da partida inaugural de softbol em Fukushima, dois dias antes da abertura dos Jogos, até a maratona masculina do último dia, haverá o número recorde de 339 provas em 33 esportes durante as duas semanas dos Jogos — afirmou Yoshiro Mori, presidente de Tóquio 2020.
O programa detalhado das provas será aprovado na primeira metade do próximo ano. Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão divididos em 42 sedes —24 destas já existentes, 10 temporárias e oito novas que serão permanentes.