Com vários brasileiros em campo, Shakhtar Donetsk e Roma se enfrentam às 16h45min, na Carcóvia, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. No total, 11 jogadores nascidos no Brasil estão relacionados para a partida: Juan Jesus, Bruno Peres, Gerson e Alisson pela Roma e Ismaily, Dodô, Taison, Fred, Dentinho, Bernard e Alan Patrick pelo Shakhtar. O jogo de volta ocorre em 13 de março no Estádio Olímpico de Roma, na Itália.
Shakhtar Donetsk e Roma já se enfrentaram quatro vezes em jogos oficiais – todos pela Liga dos Campeões. A vantagem é da equipe ucraniana, que venceu três partidas e perdeu apenas uma. Na temporada 2010/2011, os times se enfrentaram pelas oitavas de final da competição. No placar agregado, o Shakhtar fez 6 a 2 na Roma – Luiz Adriano e Douglas Costas, ex-jogadores da dupla Gre-Nal, marcaram um gol cada. Foi a primeira vez em que a equipe ucraniana venceu nas oitavas da Liga dos Campeões.
Na primeira fase da competição, a Roma garantiu a primeira colocação no Grupo C com 11 pontos. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota na chave que tinha Chelsea, Atlético de Madrid e Qarabag. No Grupo F, o Shakhtar surpreendeu ao ficar com a segunda posição, deixando para trás o Napoli, que faz grande campanha no Italiano _ o Manchester City foi o primeiro da chave.