A era de Blake Griffin no Los Angeles Clippers chegou ao fim depois de quase uma década. Primeira escolha do draft de 2009, o ala-pivô foi trocado pelo time californiano para o Detroit Pistons nesta segunda-feira (29).
O Clippers também enviou Willie Reed e Brice Johnson para o time de Michigan. Em troca, o Clippers recebeu Avery Bradley, Tobias Harris, Boban Marjanovic e duas escolhas de draft — uma primeira rodada (protegida entre as escolhas 1 a 4 até 2020) e a segunda rodada de 2019.
Griffin havia assinado uma extensão contratual de cinco anos e US$ 173 milhões com o Clippers em julho passado. Com a troca, o Pistons assume o vínculo.
O time de Los Angeles terá Bradley até o fim da atual temporada. Tobias Harris e Marjanovic têm contrato até a próxima temporada.
O Los Angeles Clippers está disposto a renovar o elenco e pensar no futuro. Até a data limite para trocas na NBA, em 8 de fevereiro, o time ainda pode negociar DeAndre Jordan e Lou Williams por jogadores mais jovens ou escolhas.
Os dois times vivem momentos semelhantes na temporada. Ambos estão em nono lugar nas suas conferências. O Pistons, no Leste, tem 22 vitórias e 26 derrotas — duas vitórias e meia atrás do oitavo colocado, o Philadelphia 76ers. O Clippers, no Oeste, tem 25 vitórias e 24 derrotas, meia vitória atrás do Denver Nuggets, último da zona de classificação aos playoffs.