O surfista catarinense Jean da Silva morreu nesta sexta-feira, aos 32 anos, em Joinville. Ele foi o primeiro catarinense a vencer um campeonato brasileiro — no caso, o circuito do Brasil Surf Pro, em 2010. Atualmente, ocupava a 137ª posição no ranking do Men's Qualifying Series Rankings, divisão de acesso do Circuito Mundial.
A informação foi divulgada na manhã deste sábado, quando amigos e fãs compartilharam mensagens de luto nas redes sociais. A família não divulgou a causa da morte. Jean será velado a partir das 14 horas na Capela 2 do Cemitério Municipal, no bairro Atiradores, e o enterro ocorrerá no domingo, também no Cemitério Municipal, às 10 horas.
Jean começou a surfar aos sete anos e competia profissionalmente desde os 12 anos. Neste período, representou o Brasil em várias competições de surfe pelo mundo. Ainda neste mês, havia disputado o QS 3.000 em Maresias, na cidade de São Sebastião (SP).
— Encaro ele [o surfe] como minha vida. Ele que formou o Jean que é hoje. Imagina, quantos países eu viajei para cima e para baixo, competindo ou atrás das melhores ondas. Não só competindo, mas também fazendo papel de free surf e todas essas idas e vindas foram muito ricas pra mim. Encaro da mesma forma, sempre procurando a essência do surfe — afirmou o joinvilense em vídeo publicado pela sua patrocinadora, a grife Maresia, há cerca de 20 dias.
Nas redes sociais, o irmão dele, Maycon Pahl da Silva, escreveu:
"Amigos e familiares, com um pouco de energia que me resta e ainda sem entender, sinto informar que meu irmãozinho Jean Pahl da Silva, meu eterno ídolo, veio a falecer. Mais tarde informaremos onde e quando será seu velório. Meu irmão, onde quer que estejas, saiba que vai faltar espaço para tantos elogios pra tentar te descrever! Estou arrasado".
O atleta William Cardoso foi um dos primeiros a publicar sobre a morte de Jean.