O espanhol Rafael Nadal garantiu na manhã desta quarta-feira (11), um lugar nas oitavas de final do Masters 1.000 de Shanghai, na China. Com parciais de 6/2 e 6/1, o número um do mundo não encontrou nenhuma dificuldade para superar o jovem norte-americano Jared Donaldson, 21 anos, em jogo válido pela segunda rodada e que marcou sua estreia na competição.
Com uma temporada espetacular, com seis títulos em oito finais, o canhoto de 31 anos recuperou a liderança do ranking em agosto e leva 2.370 pontos de vantagem para o suíço Roger Federer, segundo colocado.
A vitória sobre Donaldson foi a 62ª de Nadal em 71 jogos no ano e a 13ª consecutiva. Ele não perde desde 19 de agosto, quando foi superado pelo australiano Nick Kyrgios, nas quartas de final do Masters 1.000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.
Na próxima rodada, o número um do mundo vai encarar o italiano Fabio Fognini, que derrotou o francês Lucas Pouille por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7) e 6/3. Este será 13º confronto entre eles e Rafael Nadal tem vantagem de nove vitórias contra três.