Enquanto não passa de polêmica a discussão sobre jogos em altitudes acima de 3 mil metros, a Bolívia faz desta condição sua maior arma nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em La Paz, com 3,6 mil metros acima do nível do mar, os bolivianos vêm ao longo das últimas edições conseguindo um aproveitamento excelente, bem diferente do desempenho fora de casa.
E uma novidade poderia ajudar ainda mais a seleção da Bolívia. Em julho passado, um novo estádio, dentro dos padrões da Fifa, foi inaugurado na cidade de El Alto, na região metropolitana de La Paz, com capacidade para 25 mil pessoas. O detalhe é que o local fica numa altitude de 4,80 mil metros acima do nível do mar.
Com a presença do presidente Evo Morales na inauguração, o moderno Estádio de Villa Ingenio logo foi especulado como nova casa da seleção boliviana para jogos das Eliminatórias, potencializando ainda mais o efeito da altitude sobre os adversários. Isto, porém, não deve se confirmar. A Federação Boliviana de Futebol segue com a ideia de usar o antigo Estádio Hernando Siles para as próximas edições. Um outro impeditivo é o fato de o novo estádio ter piso sintético, o que prejudicaria a própria equipe local, cujos jogadores não estão acostumados.