A gaúcha Mayra Aguiar é bicampeã mundial de judô. Na tarde desta sexta-feira (1), a atleta da Sogipa derrotou a japonesa Mami Umeki no "golden score" na final da categoria meio-pesado (até 78 quilos) para ficar com o ouro – ela já havia sido campeã em 2014.
Mayra iguala o feito de João Derly e se torna a segunda brasileira a ser bicampeã do mundo no judô. Além disso, é a primeira mulher da história do esporte do Brasil a ter dois títulos mundiais em uma modalidade individual.
No tempo regulamentar, nenhuma das judocas conseguiu pontuar, mas Mayra foi para o período extra com uma vantagem – a japonesa recebeu duas punições (shido), contra uma da brasileira. No "golden score", a gaúcha conseguiu um yuko para definir a vitória.
Para chegar à final, Mayra Aguiar já havia passado pela eslovena Klara Apotekar, pela austríaca Bernadette Graf, pela francesa Audrey Tcheuméo e pela japonesa Ruika Sato.
Leia mais:
Érika Miranda conquista medalha de bronze no Mundial de Judô
José Alberto Andrade: o PIN que abre portas
Flávio Canto comandará reality show com judocas na Globo
Umeki, que ficou com a prata, já havia sido campeã mundial juvenil em 2011 e adulta em 2015.
Além do bicampeonato em 2014 e 2017, Mayra Aguiar tem uma prata (2010) e dois bronzes (2011 e 2013) em Mundiais, além de duas medalhas de bronze olímpicas (2012 e 2016).
Na história do Mundial de Judô, a Sogipa também já conquistou dois ouros com João Derly, um ouro com Tiago Camilo e, neste ano, um bronze com Érika Miranda.