Quem quer desafiar o atual bicampeão europeu e recordista de títulos da Liga dos Campeões? O Real Madrid tem currículo e futebol para se tornar o bicho-papão que todos querem evitar no sorteio dos grupos da Champions, que acontecerá nesta quinta-feira (23)em Mônaco.
A equipe comandada por Zinedine Zidane começou a temporada sem baixar o ritmo, conquistando as Supercopas da Europa e da Espanha, contra Manchester United e Barcelona, respectivamente. Os madrilenhos chegam como grande favoritos ao título da Liga dos Campeões, competição que conquistaram 12 vezes, um recorde.
Leia mais:
Cristiano Ronaldo decide amistoso do Real Madrid contra Fiorentina
Real Madrid renova contrato de cinco jogadores titulares
CR7 lamenta punição: "De injustiça em injustiça, nunca me derrubarão"
Como sempre, as esperanças estarão depositadas em Cristiano Ronaldo, o quatro vezes vencedor da Bola de Ouro e autor de 106 gols em Champions. Mas também há jovens talentos surgindo, como Asensio (21 anos), que balançou as redes na ida (3 a 1) e na volta (2 a 0) dos duelos contra o Barça, pela Supercopa espanhola.
Devido à composição dos potes 1 e 2, é possível que o sorteio monte grupos muito fortes e competitivos nesta edição da Champions. O Real (pote 1) poderia, por exemplo, dividir uma chave com o PSG ou um dos dois clubes de Manchester no pote 2, além do Liverpool, que estará no pote 3 após garantir a classificação contra o Hoffenheim, e o RB Leipzig (pote 4), atual vice-campeão alemão.
Diferentemente do arquirrival, o Barcelona chega ao sorteio fragilizado. Neymar, sua principal estrela depois de Lionel Messi, optou por jogar em Paris por 222 milhões de euros.
O clube catalão anunciou na terça-feira que abriu processo contra Neymar por quebra de contrato e pede 8,5 milhões de euros em indenização. O entorno do craque brasileiro se disse "surpreso", garantindo ter respeitado todos os acordo, enquanto o PSG "lamenta a atitude do Barcelona".
Uma humilhação a apagar
Dentro do Barça, o moral da equipe parece em queda livre.
Já o PSG precisa tentar apagar uma humilhação: a incrível derrota por 6 a 1 no jogo de volta das oitavas de final da última Champions, na casa do Barcelona.
Neymar, algoz do PSG naquela partida, foi chamado para socorrer a equipe. Os jogadores de Unai Emery querem mostrar sua força à nível continental nesta temporada, enquanto Neymar sonha com a Bola de Ouro. Tudo parece depender de uma boa campanha na Liga dos Campeões.
Entre as outras potências do futebol europeu, a Juventus, atual vice-campeã europeia, e o Bayern de Munique estão no pote 1 do sorteio, ao lado de outros campeões nacionais, como o Chelsea.
O Atlético de Madrid e o Borussia Dortmund fazem parte do pote 2, enquanto que times de peso como Napoli, Tottenham, Roma e Liverpool estão no pote 3.
No total, 32 equipes serão distribuídas em oito grupos de quatro. Apesar de estarem em diferentes potes, Real Madrid e Barcelona não poderão se enfrentar, já que clubes de um mesmo país não podem cair no mesmo grupo.
Nesta quinta-feira, os dirigentes dos clubes participantes terão motivos de sobra para se preocuparem, enquanto esperam ansiosamente para descobrir os adversários na maior e mais rica competição de clubes do mundo, que nesta temporada será mais acirrada do que nunca.
Composição dos potes do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões:
Pote 1:
Real Madrid (ESP/atual campeão)
Bayern de Munique (ALE)
Juventus (ITA)
Benfica (POR)
Chelsea (ING)
Shakhtar Donetsk (UCR)
Monaco (FRA)
Spartak Moscou (RUS)
Pote 2:
Barcelona (ESP)
Atlético de Madrid (ESP)
Paris SG (FRA)
Borussia Dortmund (ALE)
Sevilla (ESP)
Manchester City (ING)
Porto (POR)
Manchester United (ING)
Pote 3:
Anderlecht (BEL)
Basel (SUI)
Besiktas (TUR)
Napoli (ITA)
Olympiakos (GRE)
Roma (ITA)
Tottenham (ING)
Liverpool (ING)
Pote 4:
Celtic Glasgow (SCO)
Maribor (SLO)
Feyenoord (HOL)
RB Leipzig (ALE)
Apoel Nicosie (CYP)
Qarabag FK (AZE)
Sporting (POR)
CSKA (RUS)
*AFP