Depois de um mês de recesso, a MotoGP volta das férias em clima de consternação. Depois de sofrer com a morte do campeão de 2006 Nicky Hayden em maio, a categoria perdeu na quinta-feira um dos seus grandes ídolos.
O espanhol Ángel Nieto, dono de 13 títulos mundiais entre 125cc e 500cc, não resistiu aos ferimentos de um acidente de quadriciclo sofrido no fim de julho e morreu aos 70 anos, em Ibiza, na Espanha.
Leia mais:
VÍDEO: veja como funciona a comunicação entre equipe e piloto na da Stock Car
Serra defende liderança em novo circuito da Stock Car
Dupla gaúcha na Stock Car espera boa estreia no Velo Città
Assim, o tradicional ambiente festivo pelo início da segunda metade da temporada, que será aberta com o GP da República Tcheca, em Brno, neste domingo, deu lugar às homenagens a Nieto. Ainda muito presente na categoria, o veterano – que, por superstição, dizia ser dono de 12+1 títulos, para não citar o cabalístico 13 – é pai de Pablo Nieto, um dos chefes da equipe comandada por Valentino Rossi, a VR46, na Moto1.
Em meio às lembranças do veterano espanhol, os treinos começaram com o domínio da Ducati.
A marca italiana superou as favoritas Honda e Yamaha e foi a mais rápida na sexta-feira, com o italiano Andrea Dovizioso na frente de Jonas Folger, da Tech3 Yamaha, e de Danilo Petrucci, da Pramac Ducati. Líder do campeonato, Marc Márquez (Honda) foi apenas o 10º, à frente justamente do vice-líder Maverick Viñales (Yamaha).
O treino de classificação para a 9ª etapa do campeonato começa às 9h10min deste sábado, e a largada para o GP da República Tcheca será às 9h de domingo, com transmissão do SporTV4.
*ZHESPORTES