O Irã se tornou a terceira seleção a garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2018, se juntando à anfitriã Rússia e ao Brasil. A classificação veio com com vitória sobre o Uzbequistão (2x0), nesta segunda-feira, em Teerã, pela 8ª rodada das Eliminatórias asiáticas.
Os três pontos somados permitem ao Irã garantir uma das duas primeiras posições do Grupo A, sinônimo de vaga direta na Copa do Mundo do ano que vem, entre 14 de junho e 15 de julho). Esta é a quinta vez que a seleção persa disputará o Mundial.
Leia mais:
Grupo RBS na Rússia: conheça Luzhniki, o estádio da final da Copa
Como está a situação nas Eliminatórias da Europa para a Copa
A polêmica do estádio de futebol mais caro do mundo
Restam 29 vagas em disputa para a Copa do Mundo.
Nesta segunda-feira, o Irã construiu sua vitória sobre o Uzbequistão com gols de Sardar Azmoun e Mehdi Taromi.
Na primeira colocação com 20 pontos, os iranianos não podem mais ser alcançados pelo próprio Uzbequistão, terceiro colocado com 12 pontos, o que lhe valeria a disputa da repescagem. Os uzbeques poderão se classificar diretamente caso terminem na frente da Coreia do Sul, atual segundo colocado com 13 pontos, mas com uma partida a menos.
A equipe iraniana, 30º colocada no ranking da Fifa, jamais havia se classificado para duas Copas do Mundo consecutivas.
Nas quatro participações anteriores (1978, 1998, 2006 e 2014), o Irã foi eliminado logo na fase de grupos. Em 12 jogos em Mundiais, soma apenas uma vitórias, com 3 empates e 8 derrotas.
Na Rússia, a seleção treinada pelo português Carlos Queiroz apostará em sua forte defesa para fazer uma boa campanha. O Irã não sofreu gol em oito jogos nas eliminatórias.
No Grupo B das Eliminatórias, o Japão, a Austrália e a Arábia Saudita, todos empatados na liderança, disputam as duas vagas diretas para a Copa. Os japoneses, que têm um jogo a menos, terão a oportunidade de abrir ótima vantagem em caso de vitória nesta terça-feira contra o Iraque.
*AFP