O campeão olímpico de judô Rogério Sampaio, ouro nos Jogos de Barcelona-1992, assumirá a Secretaria Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. Ele substitui o ex-nadador Luiz Lima, que assumiu a função em junho de 2016 e pediu demissão do cargo na última quinta-feira, alegando motivos pessoais. No Facebook, ele falou em divergências no exercício da função.
– Chegou um momento que a minha política não cabia mais dentro do Ministério do Esporte. Separar o Luiz com uma formação de atleta e professor, do Luiz secretário ligado a um sistema que precisa dar uma guinada de 180 graus, se tornou incompatível com as minhas verdades e com a educação passada por meus pais. Passaram a existir mais divergências do que convergências – afirmou Lima no texto.
Na carta endereçada ao ministro Leonardo Picciani, Lima agradeceu a confiança e o prestígio nele depositados e desejou bom trabalho a toda a equipe do Ministério. O ministro, por sua vez, elogiou o empenho de Lima pelo período em que esteve à frente do cargo, dialogando com atletas e entidades esportivas, dedicado em promover o desenvolvimento do esporte no Brasil.
Rogério Sampaio, que chefia a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), continuará interinamente no cargo, comandando as duas secretarias.
*LANCEPRESS