Não temos certezas na vida. E muito da alegria que sentimos é pela imprevisibilidade dela, a alegria de sermos surpreendidos.
O futebol tem muito disso. Há um mês o mundo se surpreendeu com o Barcelona revertendo uma desvantagem assombrosa de gols. Algo que ninguém esperava. Eu gosto de ser surpreendido em uma partida de futebol. Quando acho que vai dar gol, as vezes ele não sai. Quando acho que o jogador vai errar, ele acerta. Essa é a alegria do futebol.
Leia mais:
Chefe de arbitragem da CBF rechaça interferência externa, mas vê erro de comunicação
Nosso grupo fará a diferença no jogo contra o Bahia
Grêmio x Bahia: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Eu não espero que Pedro Rocha converta em gols todas as bolas que chegam aos seus pés. Se ele acertasse todas, já estaria na Europa. Eu sei que ele vai errar. Mas tem acertado ultimamente. E muito. Não tem acertado só nos gols, tem acertado passes para que outros jogadores também marquem. É preciso o torcedor levantar do sofá para ver isso.
E também que é preciso paciência. Especialmente com um jovem de 22 anos. E, principalmente, saber o efeito devastador de uma crítica a um jovem jogador. É preciso gratidão também. Saudamos Nildo por seus gols decisivos na Copa do Brasil. Os gols de João Antônio e Carlos Miguel até hoje ecoam no calado Maracanã. Por muito tempo idolatramos Luis Mário por ter feito dois gols na primeira partida da final que salvou aquele título.
Mas com o Pedro Rocha, que fez dois gols contra o Atlético Mineiro, praticamente decidindo a Copa do Brasil, após 15 anos sem títulos importantes, não temos paciência. Alguns de nós, pelo menos.
Paciência que não tivemos com Douglas Costa que chegava a ser ofendido por um treinador de escolhas discutíveis e o colocava no banco. Hoje o jogador é disputado por Barcelona, Manchester United e Juventus. Mas era reserva do Makelele no Grêmio. A torcida criticava Jonas pelo mesmo motivo de perder gols e passamos anos nos lamentando ao ver ele fazendo gols na Europa. Paciência que também não temos com Luan, injustamente.
E quantas vezes apoiamos jogadores que não acertavam um chute, mas era idolatrado por hablar español? Talvez o jogador tenha que mudar o nome para Pietro Roca.
Calma torcedor. Temos uma excelente base que está se firmando no time titular. Um time que já nos deu uma imensa alegria e ainda vai conquistar muita coisa. Que levantemos de nossos sofás e aplaudamos nossos atletas pois eles vão dar muitas alegrias aos nossos domingos. Tenhamos paciência.