O UFC já tem a agenda basicamente lotada até julho. Dentre as lutas, são três disputas de cinturão – penas, galos femininos e meio-pesados. Zero Hora aponta quais os 10 melhores duelos que já estão agendados no mundo do MMA.
Leia mais:
Belfort nega aposentadoria e critica MMA: "Não virou um esporte sério"
Garbrandt se machuca e sai da luta contra Dillashaw no UFC 213
Caju Freitas: nas regras do boxe, Mayweather e McGregor não tem menor graça
Alexander Gustafsson x Glover Teixeira
Quando: UFC Fight Night 109, 28/5
Onde: Estocolmo, Suécia
Categoria: meio-pesados
O que vale: a categoria está desvalorizada nos últimos tempos, com poucos lutadores de alto rendimento. Gustafsson e Teixeira farão a luta principal do evento na Suécia, e o vencedor terá boa chance de disputar o cinturão da categoria novamente.
Cláudia Gadelha x Karolina Kowalkiewicz
Quando: UFC 212, 3/6
Onde: Rio de Janeiro, Brasil
Categoria: palha feminino
O que vale: o peso palha é dominado por Joanna Jedrzejczyk, enquanto Gadelha e Kowalkiewicz estão no segundo nível. A tendência é que a luta no Brasil valha um lugar para tentar tirar o cinturão da atual campeã.
José Aldo x Max Holloway
Quando: UFC 212, 3/6
Onde: Rio de Janeiro, Brasil
Categoria: penas
O que vale: a luta principal do UFC no Brasil será um duelo de campeões. O detentor do cinturão linear, José Aldo, faz sua primeira defesa desde que retomou o título. O desafiante é o americano Max Holloway, atual campeão interino da categoria.
Derrick Lewis x Mark Hunt
Quando: UFC Fight Night 110, 11/6
Onde: Auckland, Nova Zelândia
Categoria: pesados
O que vale: a categoria até 120 quilos não tem um grande número de talentos, mas Derrick Lewis tem surgido bem com uma sequência de vitórias. Se conseguir vencer Hunt na Nova Zelândia, dá um salto para o topo da categoria. Hunt, que tem problemas de relacionamento com a direção do UFC, busca se manter relevante.
Holly Holm x Bethe Correia
Quando: UFC Fight Night 111, 17/6
Onde: Kallang, Cingapura
Categoria: galos femininos
O que vale: Holm não vence uma luta desde que tomou o cinturão de Ronda Rousey. A americana perdeu a chance de ganhar o cinturão inaugural do peso pena, e retorna aos galos para tentar reconstruir a carreira. A adversária é a brasileira Bethe Correia, que tenta se firmar no topo da categoria.
Fabrício Werdum x Alistair Overeem
Quando: UFC 213, 8/7
Onde: Las Vegas, Estados Unidos
Categoria: pesados
O que vale: com as frequentes lesões de Cain Velasquez, a tendência é Werdum e Overeem batalhem para disputar o cinturão com Stipe Miocic – ainda que o americano de origem croata tenha vitórias recentes sobre ambos.
Robbie Lawler x Donald Cerrone
Quando: UFC 213, 8/7
Onde: Las Vegas, Estados Unidos
Categoria: meio-médios
O que vale: Lawler e Cerrone prometem uma luta de alta intensidade. Ainda que Tyron Woodley queira fazer lutas mais rentáveis contra Georges St. Pierre e Nate Diaz, e a categoria ainda tenha Demian Maia no topo do ranking, Lawler e Cerrone têm chances de disputar o cinturão em breve.
Amanda Nunes x Valentina Shevchenko
Quando: UFC 213, 8/7
Onde: Las Vegas, Estados Unidos
Categoria: galos femininos
O que vale: a brasileira Amanda Nunes é a atual campeã do peso galo. Ao bater Ronda Rousey por nocaute, ela foi a primeira a defender o cinturão da categoria desde que a própria Rousey foi derrotada – Holly Holm e Miesha Tate perderam logo nas primeiras defesas. Valentina Shevchenko já perdeu para Amanda, mas tenta a revanche para ficar com o cinturão.
Chris Weidman x Kelvin Gastelum
Quando: UFC on Fox 25, 22/7
Onde: Uniondale, Estados Unidos
Categoria: médios
O que vale: Weidman sempre se mostrou um lutador forte mentalmente, mas não conseguiu confirmar isso depois de perder o cinturão para Luke Rockhold. Desde então, foram derrotas para Yoel Romero e Gegard Mousasi. Ele tenta a recuperação contra um lutador menor, Kelvin Gastelum. Inicialmente encaminhado para lutar contra Anderson Silva, Gastelum terá um adversário mais bem ranqueado – ainda que sua vitória sobre Vitor Belfort tenha sido transformada em luta sem resultado por doping.
Daniel Cormier x Jon Jones
Quando: UFC 214, 29/7
Onde: Anaheim, Estados Unidos
Categoria: meio-pesados
O que vale: a provável grande luta de 2017 será a revanche entre Daniel Cormier e Jon Jones – isso, se ela de fato acontecer. Jones venceu a primeira luta entre ambos em janeiro de 2015, mas uma série de problemas pessoais e de doping atrapalharam o agora ex-campeão. O cinturão está nas mãos de Cormier, que precisa vencer Jones para se consolidar, na visão da opinião pública, como o melhor meio-pesado do mundo.
*ZHESPORTES