O principal atleta da nova geração do tênis mundial já é conhecido por nome e sobrenome: Alexander Zverev. Aos 20 anos, a jovem promessa alemã sinalizou sua chegada antecipada à elite da modalidade, no último domingo, ao conquistar o título do Masters 1000 de Roma derrotando na decisão o sérvio, atual número 2 do mundo, Novak Djokovic por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3).
Além de faturar o maior troféu de sua carreira, o jovem tenista deixou sua marca na história em apenas 1h27min de partida. Com a conquista, Zverev se tornou o primeiro tenista nascido na década de 1990 a ganhar um título de Masters 1000. Além de ser o mais novo a levar para casa um torneio da série desde 2007, quando o próprio Djokovic faturou o Masters de Miami aos 19 anos. O alemão também subiu sete posições no ranking e aparece pela primeira vez na carreira na 10ª colocação, o mais jovem desde 2008, quando o argentino Juan Martin del Potro entrou no grupo dos 10 melhores mundo aos 19 anos.
Leia mais:
Alexander Zverev entra no top 10 do tênis mundial após título em Roma
Sharapova não pedirá convite para Wimbledon
VÍDEO: Djokovic leva filho de dois anos para a quadra em Roma
Alexander Zverev Jr., apelidado de Sascha pelos fãs, nasceu e cresceu em meio ao tênis. Seu pai e treinador jogou profissionalmente pela Rússia (então União Soviética), onde se casou com a também tenista Irena. Além de ter os pais como referência, Sascha tem em seu irmão mais velho um espelho. Mischa Zverev, de 29 anos, também atua no circuito como tenista profissional. Porém, não conquistou os mesmos feitos do irmão caçula. Seu melhor ranking foi o de número 45 do mundo – atingido em junho de 2009.
Mesmo não sendo o saibro seu piso favorito, a maturidade e segurança de um experiente veterano demonstradas pelo alemão nas quadras de Roma, faz com que Alexander seja apontado pelos maiores nomes do circuito como o "futuro número 1 do mundo".
– É um jogador fantástico. Tem todos os golpes, um grande físico. Tudo para ser uma grande estrela do circuito mundial – elogiou o espanhol Rafael Nadal em janeiro deste ano, após vencer o alemão no Aberto da Austrália.
Não é para menos, Sascha tem recursos. Aplicando bombas a mais de 200 km/h no primeiro saque, a potência de um canhão tanto de forehand quanto backhand, a sutileza nas deixadas perfeitas e uma movimentação de causar inveja a qualquer tenista de 1m98cm, Zverev não é intimidado facilmente. Pelo contrário, intimida.
O alemão é capaz de tirar o mais experiente dos tenistas do sério. No currículo, além de Djoko, Zverev também acumula vitórias sobre os suíços Roger Federer e Stan Wawrinka.
Na temporada 2017, Sascha já conquistou três de seus quatro títulos na carreira e é o número 4 no ranking do ano – atrás apenas do austríaco Dominic Thiem, do suíço Roger Federer e do espanhol Rafael Nadal.
QUEM É?
Nome: Alexander Zverev Jr.
Cidade de nascimento: Hamburgo-ALE
Data de nascimento: 20/04/1997
Idade: 20 anos
Altura: 1,98cm
Peso: 86kg
Ranking atual: 10º
Iniciou no tênis: 5 anos
Profissional: desde 2013
Empunhadura: destro
Melhor golpe: backhand de duas mãos
Técnico: Alexander Zverev (RUS)
Títulos: 4 (Masters 1000 de Roma, ATP 250 de Munique, ATP 250 de Montpellier e ATP 250 de São Petersburgo)
Vitórias: 89 (27 em 2017)
Derrotas: 57 (9 em 2017)
Premiações: U$S 3.610.598,00
*ZHESPORTES