Não chega a ser uma carta aberta ao prefeito Nelson Marchezan Júnior. Mas um apelo público em nome da comunidade esportiva: não feche a Secretaria municipal de Esportes (SME). A crise ética, moral e econômica que atinge a todos indica que é necessário diminuir a máquina pública como forma de economia e para melhor gerir os serviços oferecidos às comunidades.
Fechar a SME é só fechar a SME. Esta secretaria é muito pequena na sua estrutura, mas desenvolve um trabalho grandioso em toda a cidade, tirando as pessoas de casa para a prática de esportes e, por consequência, ajudando a esvaziar os postos de saúde. A SME dá qualidade de vida.
O fechamento da SME, se acontecer, trará pouca ou nenhuma economia ao município. O orçamento da SME para investimentos é de apenas R$ 1 milhão por ano. Só em 2016, foram 330 mil atendimentos em parques, praças, ginásios, centros comunitários e projetos sociais. São 83 professores, todos concursados. A estrutura da SME é muito enxuta.
O governo quer fechar a SME, mas vai abrir a Secretaria de Transparência. É trocar seis por meia dúzia. Desmonta o que já tem para montar uma nova estrutura. Transparência não necessita de secretaria. No governo Fortunati, um único funcionário concursado, Silvio Zago, cuidou do portal transparência, e a prefeitura ganhou todos os prêmios possíveis como a mais transparente. Não é a SME mais importante?
Verdade que há pessoas fazendo terrorismo, dizendo aos usuários que o prefeito vai vender o Tesourinha, o Parque Ararigbóia, que vai acabar com os projetos sociais. O que não é verdade. Conversamos sobre isso, e ele garante a continuidade de tudo. Vários vereadores estão tentando convencê-lo a não abrir a Secretaria de Transparência e manter a SME com toda a representatividade que ela alcançou nestes anos todos.
Marchezan estudou dois anos de Educação Física, foi remador do União, sabe do que estamos falando. Prefeito, dá tempo de reconsiderar: o projeto para fechar a SME não foi para a Câmara ainda. Transformá-la em departamento é diminuir o trabalho de mestres e doutores em Educação Física que temos no quadro. É jogar um balde de água fria sobre tudo o que foi conquistado até agora.
Transforme, então, a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer em Secretaria de Esportes, Juventude e Acessibilidade. Com a mesma estrutura que já tem. Todos vão ganhar. Seu governo e toda a sociedade.
#SOMOS TODOS SME.