Com raras estrelas em ação, começam hoje os confrontos da primeira fase do Grupo Mundial da Copa Davis, a tradicional competição entre países no tênis masculino – é disputada desde 1900.
Seja por lesão ou preservação, a maior parte das equipes não contará com seus principais tenistas, a começar pela campeã Argentina, que receberá a Itália no saibro do Parque Sarmiento. Herói do inédito título do torneio em 2016, Juan Martin del Potro (38º do ranking) é o principal desfalque hermano.
Leia mais:
Sem Del Potro, Argentina recebe Itália na largada da Copa Davis
Djokovic faz segundo jogo da Sérvia contra Rússia na Copa Davis
Venus é eliminada na estreia em São Petersburgo
Depois de abrir mão da disputa do Aberto da Austrália, na segunda quinzena de janeiro, o argentino de 28 anos ainda preferiu se dedicar aos treinamentos e aprimoramento da parte física para suportar o desgastante calendário da ATP.
O capitão da Argentina, Daniel Orsanic, também não contará com o número 2, Federico Delbonis. O experiente Carlos Berlocq (número 81 do mundo) e Guido Pella (84º) foram escolhidos para os confrontos de simples contra os italianos Paolo Lorenzi (43º) e Fabio Fognini (48º).
Com poucas exceções, as demais equipes serão formadas por coadjuvantes em vez de protagonistas. A Suíça, por exemplo, não contará com Roger Federer, que vem do histórico título em Melbourne (seu 18º troféu de Grand Slam), e Stan Wawrinka, o número 3 do mundo derrotado pelo compatriota na semifinal do Aberto da Austrália.
Também finalista no último domingo, Rafael Nadal (6º) desistiu de defender a Espanha por cansaço. A Grã-Bretanha só terá o Murray menos famoso, Jamie, irmão de Andy, líder do ranking mundial. Quinto do mundo, Kei Nishikori desfalcará o Japão.
Dos tenistas Top 10 do ranking da ATP, apenas Novak Djokovic entrará em quadra hoje. O número 2 do mundo enfrentará o russo Daniil Medvedev (63º) no segundo jogo do dia na quadra coberta do Sportski Centar Cair, em Nis, na Sérvia.
*ZHESPORTES